Votorantim Cimentos

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado em 21/12/2017Concreto bombeado pode aumentar o lucro da sua construção
O uso do concreto bombeado apresenta vantagens quando comparado ao cimento ensacado.Créditos: Shutterstock

Concreto bombeado pode aumentar o lucro da sua construção

O concreto bombeado diminui o tempo da obra, apresenta qualidade superior e garante durabilidade e resistência nas construções

Planejar uma obra envolve uma série de questões importantes que precisam ser bem definidas para que não aconteçam erros, gastos ou qualquer problema que prejudique não só o orçamento, mas também a execução e o tempo de entrega da construção pronta. Utilizar materiais e soluções que atendam as necessidades de cada etapa, mas que otimizem tempo e dinheiro, é  fundamental para obter ainda mais lucro na sua construção. Um exemplo é o uso do concreto bombeado na obra.

O concreto bombeado é um aliado das grandes obras, sejam elas residenciais, como casas térreas e sobrados, ou edifícios de grandes alturas. O serviço de bombeamento, feito com betoneiras através de tubos rígidos ou mangueiras flexíveis que descarregam o produto no local onde será aplicado, apresenta vantagens em comparação ao uso do concreto ensacado:

  • Maior rapidez na concretagem.
  • Diminuição da mão de obra para o transporte e aplicação do concreto.
  • Não há a necessidade do uso de carrinhos de mão.
  • Melhor trabalhabilidade, qualidade e acabamento.

Concreto bombeado x concreto ensacado

O tamanho da obra é quem define qual sistema é o mais adequado, porém, diferentemente da mistura manual, feito através da compra de concreto ensacado, o bombeado é misturado em máquina e mantém um nível de umidade eficaz, ou seja, uma vantagem para grandes construções devido a dosagem correta dos materiais e a forma como são misturados. Desta forma, evita-se a evaporação da água mantendo a temperatura do concreto estabilizada e auxiliando no processo de hidratação do cimento e areia.

Ao fazer a mistura manual com o concreto ensacado é preciso de atenção para não causar prejuízos devido à mistura incorreta. Um dos principais problemas são as  fissuras e infiltrações. Já o concreto bombeado é preparado em um caminhão betoneira e sua massa deve seguir especificações para o transporte através da tubulação. Outra vantagem é o tempo de concretagem: cerca de 50 m³ são aplicados por hora.

Logística necessária

Planejar o canteiro de obra é necessário para evitar dores de cabeça. Saber onde a betoneira vai se posicionar, principalmente se for mais de uma, faz parte da logística para que tudo ocorra sem contratempos.

Se a obra for pequena é necessário pedir permissão à prefeitura ou subprefeitura para ocupar a rua. Ou então programar as concretagens dentro de horários permitidos, considerando as restrições de circulação locais. Essas prevenções evitam multas e atrasos na obra.

 

A Engemix, marca de concreto da Votorantim Cimentos, tem em seu portfólio a família HI-MIX de concretos. Eles atendem a diferentes tipos de uso e obra e podem ser utilizados tanto na forma convencional quanto na bombeável. Para conhecer mais, clique aqui.

Outra forma de aumentar o lucro em suas obras é usando uma argamassa mais produtiva. Conheça o Sistema Matrix! Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Quer receber notícias e dicas sobre construção civil?

Inscreva-se grátis e
receba nossa newsletter.

X