Publicado em 03/01/2018Compras por impulso também podem aumentar as vendas no varejo de construção civil
Em pesquisa realizada pelo SPC em maio de 2017, 37% dos entrevistados compraram algo que não precisavam no mês anteriorCréditos: Shutterstock

Compras por impulso também podem aumentar as vendas no varejo de construção civil

Além de uma abordagem ética com o seu cliente, os resultados envolvem exposição dos produtos e organização da loja

A compra por impulso é responsável por grande parte das vendas no varejo. Para as lojas de materiais de construção vale a mesma regra. Por isso, é importante buscar novas maneiras de chamar a atenção do consumidor, mas sempre levando em consideração que os resultados dependem da escolha dos equipamentos de exposição, dos produtos como destaques e da organização do espaço.

Uma pesquisa realizada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) em maio de 2017, revelou que 37% dos entrevistados compraram algo de que não precisavam no mês anterior, abril. Isso mostra que as compras que não são planejadas ou pensadas podem ser uma boa forma de aumentar as vendas no varejo,  mas cuidado, pois se a compra for feita sob pressão, certamente o cliente se arrependerá e não voltará a comprar novamente com você.

Compra por impulso negativa x positiva

Fazer uma venda sob pressão vai passar uma imagem negativa do seu negócio, o cliente se sentirá manipulado e efetuará a compra sem desejar o produto. O ideal é fugir desse tipo de venda e não ensinar os seus funcionários a trabalharem desta maneira. Já a venda onde você estimula o seu cliente  com uma abordagem ética pode funcionar tanto para o lucro da sua loja quanto para o seu cliente. Neste caso, ele certamente já deseja algum produto, porém não sabe se é o momento exato de comprar, encorajá-lo pode ser uma boa tática para que ele se sinta à vontade em comprar.

Abordagem eficaz para vendas no varejo

Para não ser invasivo e “empurrar” a venda ao cliente, algumas dicas são bem-vindas ao seu negócio. Fazer com que o consumidor se sinta bem dentro da sua loja já é favorável para que ele compre e retorne. Preste atenção em alguns detalhes e confira se a sua loja está seguindo alguns itens fundamentais:

  • O ideal é que, tanto a fachada, quanto o interior da loja não apresentem poluição visual.
  • A reposição de produtos deve ser feita continuamente.
  • Os preços precisam estar sempre visíveis.
  • Tenha uma área promocional.
  • No salão de vendas devem ficar os produtos de melhores marcas e qualidade.
  • Louças, metais, pisos, azulejos, utensílios domésticos e tintas devem ficar próximos à entrada.
  • Da frente para o fundo, deixe exposto produtos como ferragens, ferramentas, jardinagem e outros.
  • No fundo da loja mantenha os materiais elétricos, hidráulicos e esquadrias.
  • Uma dica para estimular o cliente a percorrer toda a loja é colocar os caixas no fundo do salão. No caminho ele vê todos os produtos e talvez faça mais uma compra por impulso.

Veja outras dicas no Manual do Sebrae, acesse aqui.

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