Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado em 04/12/2017Como fiscalizar o trabalho do engenheiro para não ter problemas de rachaduras em paredes
Confira formas de evitar a rachaduras em paredesCréditos: Jary de Xerez Neto/Divulgação

Como fiscalizar o trabalho do engenheiro para não ter problemas de rachaduras em paredes

Confira dicas para averiguiar o trabalho do profissional e evitar rachaduras em paredes

Trincas, fissuras e rachaduras em paredes, pilares, vigas, pisos ou forros podem evoluir para problemas estruturais maiores, com sérios prejuízos ao patrimônio e à segurança da família. Por isso, a qualquer sinal de defeitos, reparações devem ser feitas o mais rápido possível.

“Recomendo contratar imediatamente um engenheiro civil calculista para fazer visita ao imóvel e investigar as causas do problema; ele fará fotos, medições, levantará plantas da arquitetura e da própria estrutura da residência, e entrevistará o cliente sobre o histórico da construção”, diz o calculista Jary Xerez Neto.

Para acompanhar o trabalho do profissional contratado, antes, é preciso observar alguns pontos. Confira as dicas:

  1. Entenda a diferença entre fissuras, trincas e rachaduras em paredes

Fissuras são linhas finas e pouco profundas, com espessura de até 0,5 mm. Trincas são mais profundas, com espessura de 0,5 mm a 1 mm.

Já as rachaduras, resultado da evolução das trincas, têm espessuras de até 1,5 mm, e podem se transformar em fendas – aberturas de espessura acentuada e grande profundidade (portanto, mais perigosas).

  1. Conheça a estabilidade do terreno

Patologias do concreto não aparecem apenas nas paredes. Rachaduras nos pisos podem estar associadas à má compactação do terreno, recalques ou assentamento do solo (devido ao seu adensamento).

Fissuras, trincas e rachaduras que ocorrem nos quatro cantos de uma laje, se forem direcionadas a um ponto central dela, mostram que houve flexão da estrutura.

Cortes acentuados de terreno para a construção de cisternas próximas, pavimentos subsolos ou mesmo muros de arrimo podem provocar deslocamentos estruturais, gerando fendas e rachaduras em paredes ou outras superfícies.

  1. Veja se há excesso de carga

O excesso de carga sobre as estruturas – derivado de um novo andar, cômodo ou simplesmente de elementos que façam peso e não foram previstos em projeto – também pode dar origem a essas patologias. Tais casos são perigosos e requerem cuidado dobrado com o trabalho do engenheiro.

  1. Confira a existência de possíveis infiltrações

Vazamento de líquidos através de canos para água e esgoto também causam rachaduras em paredes. O mesmo vale para impermeabilizações feitas de maneira errada.

  1. Não permita o uso de materiais com baixa qualidade

O uso de materiais ruins pode comprometer toda a obra, posteriormente gerar rachaduras em paredes e outras partes. Não deixe de conferir qual a quantidade recomendada para cada elemento na mistura e se existem partes contaminadas que devem sofrer descarte.

Após a visita, o engenheiro contratado irá elaborar um relatório técnico em que constem as evidências, causas das anomalias encontradas, e as possíveis soluções para os problemas.

Conhecendo os principais pontos, será possível averiguar se todas as variáveis existentes estão sendo analisadas. O técnico faz ainda o acompanhamento da evolução do problema, o que possibilita diagnósticos mais precisos. “Ele aplica camadas de gesso bem finas e perpendiculares à trinca ou a rachadura, ou cola placas de vidro sobre elas – como são materiais rígidos, se ainda houver movimentação estrutural, eles se romperão, sinalizando que o problema ainda não se estabilizou”, alerta Jary de Xerez Neto. Neste caso, o profissional deve indicar e providenciar reformas cabíveis.

Para ganhar maior resistência, durabilidade e reduzir os custos de sua construção, aposte no concreto bombeado!Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Quer receber notícias e dicas sobre construção civil?

Inscreva-se grátis e
receba nossa newsletter.

X