Publicado em 28/01/2014Como escolher o material certo para esquadrias

Como escolher o material certo para esquadrias

Alumínio, aço, madeira ou PVC: de acordo com características do projeto, escolha o melhor material

Escolher portas e janelas não deve se tornar um martírio. Diante de tantas opções de materiais – alumínio, madeira, aço ou PVC – é o uso em cada projeto que vai apontar a solução certa. Funcionalidade, segurança, durabilidade do material e qualidade do produto integram-se na definição do estilo arquitetônico que melhor expressa desejo e personalidade. Esquadrias são pensadas em conjunto com revestimentos de pisos e paredes, desenho e materiais de cobertura e fachada, e até design de metais sanitários.

A ideia é combinar. Para a arquiteta e urbanista Ligia Franco De Rosa, do grupo Resolve Franchising, Instituto da Construção, num imóvel de cara mais rústica, a madeira pode ser a melhor opção. Quem pede ambiente moderno, busca opções em alumínio, PVC ou aço galvanizado. Caixilhos de PVC não reagem à umidade, e resistem à maresia e à radiação solar em excesso.

Não precisam de pintura e a limpeza é feita com água, sabão e um pano macio. Para casas de praia, é a escolha certa: “Fabricantes afirmam que produtos começam a perder a cor após 40 anos de uso”, explica a arquiteta. A garantia desses produtos, em média, é de 10 anos.

Portas e janelas de alumínio conduzem calor, esquentando muito a altas temperaturas. As de PVC, além de não conduzirem energia térmica, têm suas extremidades soldadas, e vedam de forma mais eficiente contra a passagem do calor ambiente para os interiores. “Esquadrias de PVC já chegam prontas às obras, com vidros, ferragens e acessórios instalados”, alerta. Com aço, alumínio ou madeira, vai ser preciso colocar os vidros depois.

O alumínio pode receber camada de pintura, o que aumenta sua durabilidade. A limpeza, também feita com água, sabão e pano macio, não admite esponjas e palhas de aço, que provocam riscos. Já o aço vem de algumas fábricas com tratamento anticorrosivo, com garantia de até sete anos. Madeiras são mais suscetíveis à umidade e recebem verniz, depois de instaladas, para contornar esse problema – proteção que precisa ser reforçada a cada três ou cinco anos.

Independente do material escolhido, todos os produtos devem ter qualidade conforme a norma NBR 10.821/2011 – EsquadriasExternas para Edificações, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).  Antes de comprar, devem ser verificados mecanismos de funcionamento, estanqueidade e qualidade do serviço de assistência técnica disponível. As madeiras mais indicadas para a produção de esquadrias são angelim, itaúba, cedro e caxeta.

Agora que você já sabe quais os materiais mais indicados para esquadrias, que tal conhecer o melhor material para fundações de concreto armado?Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X