
ASBEA lança Guia de Sustentabilidade na Arquitetura
Asbea disponibiliza guia online que informa diretrizes para desenvolver projetos sustentáveis
Lançado há pouco mais de um ano em versão impressa, o Guia de Sustentabilidade na Arquitetura – Diretrizes de Escopo para Projetistas e Contratantes, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), também está disponível na internet.
A publicação contempla uma série de tópicos para que o projeto ganhe contornos sustentáveis. Didático e objetivo, seu conteúdo é valiosa ferramenta para contratados e clientes, ao abordar 13 pontos que tangem a construção e a reforma: aspectos urbanos, paisagem e mobilidade, acessibilidade e desenho universal, segurança, materiais, resíduos, água e efluentes, energia, confortos térmico, visual, acústico e até olfativo, salubridade, além de operação e manutenção do ambiente construído.
O documento traz ainda informações sobre a importância das políticas públicas para a implementação eficaz de boas práticas urbanas nas cidades.
Leia também: Materiais alternativos para aumentar a sustentabilidade no Brasil
O guia não é um simples compêndio de materiais e soluções prontas, consideradas sustentáveis. Funciona mais como um roteiro para chegar até eles: “Acreditamos que a base é entender assuntos de forma inter-relacionada, partindo do princípio de que soluções construtivas devem ser estudadas caso a caso”, define a arquiteta Milene Abla Scala, diretora de sustentabilidade da Asbea e sócia-titular da VIVÁ Arquitetura.
É também possível usar referências de outras experiências históricas, desde que o arquiteto entenda a especificidade de cada situação. Para Milene, “quanto mais informação disponibilizada e utilizada, melhores serão as práticas de projeto, de obra, e a qualidade do ambiente construído”. Faça aqui mesmo o download do guia de Sustentabilidade na Arquitetura.
Ecoeficiência mede impacto ambiental de produtos e serviços. Confira!