Publicado em 26/11/2013NBR 7212/2012: existe temperatura certa para concretagem?

NBR 7212/2012: existe temperatura certa para concretagem?

Engemix aponta cuidados especiais para concretar nos dias mais quentes

Dias muito quentes não são ideais para a execução de serviços de concretagem, segundo informa o coordenador técnico de projetos da Engemix, Luiz de Brito Prado Vieira. Mesmo quando os prazos estão muito apertados, é sempre melhor esperar por condições climáticas mais favoráveis para evitar problemas em obras. De acordo com ABNT NBR 7212/2012, “a temperatura ambiente para lançamento do concreto deve estar entre 5 °C e 30 °C. Já a temperatura do concreto por ocasião de seu lançamento deve ser fixada de modo a evitar fissuração de origem térmica”.

O grande problema de realizar concretagens em dias muito quentes está relacionado à rápida perda de água pela mistura, em função da evaporação, o que leva ao aparecimento de fissuras de retração. Ainda segundo a NBR 7212, o calor também aumenta a velocidade da reação de hidratação do cimento, resultando na perda da trabalhabilidade do concreto durante o seu transporte, o que leva à necessidade de água adicional para que atinja o abatimento especificado para a obra.

O problema é que a adição de água acima do especificado tem como resultado a diminuição da resistência mecânica do produto. “Em dias muito quentes é preciso que sejam tomadas providencias especificas, como utilizar aditivos que desacelerem a perda de água da mistura; molhar as fôrmas e superfícies que receberão o concreto antes de iniciar a concretagem; planejar o lançamento e a execução de juntas na peça a concretar; saturar o ambiente com nebulização; iniciar a cura o mais rápido possível; proteger a peça recém concretada do sol direto e do vento, e evitar desforma prematura da estrutura”, enumera Vieira.

Conheça os produtos Engemix no Mapa da Obra.

Já ouviu falar em mapeamento da concretagem? Essa prática identifica em qual parte da estrutura o concreto de cada caminhão betoneira foi lançado. Evite problemas!Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X