Publicado em 24/03/2015NBR 7196: telha normatizada

NBR 7196: telha normatizada

Fibrocimento tem regras de transporte, estocagem e instalação revisadas pela ABNT

Entrou em vigor o novo texto da ABNT NBR 7196, norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas, Folha de telha ondulada de fibrocimento – Procedimento. Ela estabelece requisitos para projeto e execução de coberturas e fechamentos laterais com telhas de quatro, cinco, seis e oito milímetros, e perfis estruturais.

“A revisão do texto de 1983 buscou incluir todos os requisitos de instalação em uma única norma”, informa Thaís Helena Martinetti, coordenadora da comissão revisora. “Foram incorporados os textos da ABNT NBR 8055, Parafuso, ganchos e pinos usados para a fixação de telhas de fibrocimento – dimensões e tipos – Padronização, e da ABNT NBR 5639, Emprego de chapas estruturais de cimento-amianto.

A norma foi publicada com novas figuras para facilitar a interpretação dos requisitos de instalação de produtos e descrições completas sobre os materiais utilizados para o emprego das telhas onduladas em obras de reforma e construção. Grande desafio dos fabricantes das telhas de fibrocimento era combater práticas incorretas de mercado. Apesar da familiaridade com os requisitos de instalação há muitos anos, o desconhecimento da existência de uma norma específica, por parte de arquitetos e projetistas, era a principal causa desses erros.

O novo texto aborda ainda aspectos de segurança relacionados aos processos de instalação e manutenção dos equipamentos. “Foram incluídas, por exemplo, maneiras adequadas de caminhar sobre um telhado de fibrocimento, e exemplos de como estocar e movimentar os materiais, ou preservar peças de fixação.”
O atendimento à norma deverá evitar prejuízos aos usuários finais dos produtos, além de ajudar projetistas e empreiteiros no melhor cumprimento da norma de desempenho ABNT NBR 15.575.

“A NBR 7196 não interfere em aspectos de fabricação dos produtos. Para as indústrias, o avanço está em melhor esclarecer a importância da correta instalação das telhas. Agora, elas poderão cobrar dos usuários o conhecimento da norma e divulgar seus principais requisitos de instalação em folhetos técnicos distribuídos a projetistas e consumidores.”

Para ter acesso ao novo texto da norma, clique aqui.

Já a Norma de Desempenho NBR 15575 chegou para modificar nossos conceitos de projeto e construção de edificações. 

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X