Publicado em 08/11/2015Monte seu negócio: orçamento de produtos novos

Monte seu negócio: orçamento de produtos novos

Sexta reportagem da série “Monte seu negócio” ajuda a fazer orçamento de novos produtos da loja

Depois de definir qual vai ser a estrutura da nova revenda de materiais de construção, é preciso fazer o orçamento de produtos novos com fornecedores e prestadores de serviços, como marceneiros e vendedores de móveis de escritório e eletrônicos, os preços de móveis, gôndolas, prateleiras e computadores, itens essenciais para colocar a loja em operação.

Segudo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os investimentos são da ordem de R$ 25 mil, valor que pode variar de acordo com a região do país em que o estabelecimento é aberto, com o tamanho da loja (número de gôndolas, balcões ou máquinas necessárias) e com a qualidade dos equipamentos escolhidos.

Além de saber os preços, para fazer um bom orçamento de produtos novos é preciso descobrir se há poupança suficiente para pagar tudo. Para o Sebrae, uma opção ao empreendedor que começa um novo showroom é o contrato de comodato – um tipo de empréstimo gratuito, que pode ser tomado do fornecedor, ficando o lojista obrigado a conservar a coisa como se fosse sua, com muito cuidado, e usando-a apenas para a finalidade de tocar seu novo negócio (e vender os produtos daquele que emprestou o equipamento).

Caso essa possibilidade não exista, o jeito é listar tudo o que vai ser necessário e procurar os melhores preços, ou ainda dar um jeito de financiar a compra com o banco. Veja orçamento de produtos completo (valores médios para o território nacional):

Equipamentos para o Showroom:

  • Cestas plásticas para transporte de pequenos itens: 10 x R$ 40 = R$ 40
  • Balcão de atendimento: 1 x R$ 2,5 mil
  • Monitor 15,6`: 2 x R$ 300 = R$ 600
  • Computador: 2 x R$ 920 = R$ 1.840
  • Leitor de código de barras: 2 x R$ 300 = R$ 600
  • Impressora fiscal: 1 x R$ R$ 1.890
  • Gaveta de dinheiro automática: 1 x R$ 173
  • No break: 2 x R$ 450 = 900
  • Gôndola de parede – inicial: 2 x R$ 460 = R$ 920
  • Gôndola de parede – continuação: 2 x R$ 350 = R$ 700
  • Gôndola de ponta: 2 x R$ 440 = R$ 880
  • Gôndola de centro – inicial: 2 x R$ 660 = R$ 1.320
  • Gôndola de centro – continuação: 2 x R$ 600 = R$ 1, 2 mil
  • Prateleiras de aço: 4 x R$ 160 = R$ 640
  • Outras prateleiras: 1 x R$ 500
  • Paletes: 5 x R$ 60 = R$ 300

Equipamentos para escritório e estoque

  • Impressora multifuncional laser: 1 x R$ 600
  • No break: 1 x R$ 450
  • Telefone sem fio + 1 ramal: 1 x R$ 200
  • Armário alto fechado: 1 x R$ 465
  • Armário baixo fechado: 1 x R$ 245
  • Mesa 0,96 m x 0,60 m sem gavetas: 1 x R$ 175
  • Armário executivo: 1 x R$ 395
  • Mesa 1,20 m x 0,60 m com duas gavetas: 1 x R$ 215
  • Conexão arredondada: 1 x R$ 65
  • Poltrona “presidente” giratória com braço: 1 x R$ 283
  • Monitor 15,6`: 1 x R$ 300
  • Computador-servidor: 1 x R$ 1,8 mil
  • Periféricos: 1 x R$ 90
  • Lixeira com pedal: 1 x R$ 25
  • Carrinho para armazém: 1 x R$ 400
  • Etiquetadora: 2 x R$ 50 = R$ 100
  • Estantes de aço: 5 x R$ 160 = R$ 800
  • Paletes: 5 x R$ 60 = R$ 300

Total em equipamentos: R$ 22.271

Além de um bom orçamento, a gestão de estoques eficiente também é necessária. Confira dicas do Mapa da Obra na sétima reportagem da série “Monte seu Negócio”.Botão Site
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