Publicado em 08/08/2016Manual da Construção Industrializada é nova ferramenta para o setor
Manual vai funcionar como um norte para o planejamento, o projeto, contratação e a fiscalização de obras públicas e privadas

Manual da Construção Industrializada é nova ferramenta para o setor

Publicação vai orientar a tomada de decisão sobre a escolha de soluções em sistemas construtivos industrializados utilizados nas obras

Um trabalho coordenado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que contou com o apoio da Universidade de Brasília (UnB) e das principais entidades representativas do setor, resultou na elaboração do Manual da Construção Industrializada.

Agora, engenheiros, arquitetos, projetistas de estruturas e técnicos da construção civil têm acesso a uma ferramenta para auxiliá-los na orientação e na tomada de decisão sobre a escolha de soluções em sistemas construtivos industrializados utilizados em suas obras. O Manual vai funcionar como um norte para o planejamento, projeto, contratação e fiscalização de obras públicas e privadas.

Esse era um pedido antigo dos vários segmentos que atuam na cadeia produtiva da construção. “O Manual constitui um marco referencial da ação articulada e coordenada entre o governo e o setor privado para fazer frente aos desafios de avançar, de modo mais célere, a construção civil brasileira rumo à industrialização, objetivando ganhos de produtividade e competitividade”, afirma o presidente da ABDI, Alessandro Teixeira.

A publicação oferece um conjunto de informações para orientar as práticas de planejamento; projeto, incluindo as etapas de especificação, quantificação e orçamento das obras; contratação; fiscalização e aceitação de obras públicas ou privadas, com aplicação de componentes, elementos e sistemas construtivos industrializados. O foco da primeira edição é Estrutura e Vedação, incluindo estruturas e sistemas em concreto, aço, drywall, painéis mistos de concreto com blocos cerâmicos, steel frame e wood frame.

Para a presidente-executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic), Íria Doniak, a publicação é marco decisivo no processo de difusão dos conceitos e do uso de sistemas construtivos industrializados que, comprovadamente, permitem uma maior produtividade e eficiência para a execução de obras em diferentes segmentos da construção civil.

“O Manual da Construção vem complementar as diversas ações desenvolvidas nos últimos anos por nós da Abcic e também por outras entidades representativas da área da construção, no sentido de conferir maior confiabilidade ao processo de produção e aplicação de sistemas construtivos industrializados”, afirma Íria.

Nesta primeira edição, o Manual foca as etapas de planejamento e contratação de obras e se destina aos agentes que atuam na construção civil de forma geral, especialmente arquitetos e engenheiros, assim como instituições públicas e privadas, em empreendimentos de edificações e obras de infraestrutura.  A previsão para os próximos dois anos é dar continuidade no desenvolvimento e aprimoramento da publicação.

Leia também Industrialização da construção civil avança no Brasil

Confira os cuidados necessários para uma boa gestão de mão de obra

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X