Publicado em 02/08/2019Você sabe o que é logística integrada?
É preciso compreender todo o processo logístico desde a chegada dos materiais para o estoque até a entrega na casa ou na obra do consumidorCréditos: Shutterstock

Você sabe o que é logística integrada?

O processo logístico bem realizado também auxilia a minimizar custos para o lojista

Cada dia que passa os consumidores estão buscando eficiência nos serviços, independente no nicho, sempre dando preferência a empresas que forneçam serviços de qualidade, preço razoável, cumprimento de prazos de entrega, entre outros fatores que dependem de uma boa logística e fazem toda a diferença na hora da compra.  A logística é um procedimento utilizado há muito tempo para organizar processos dentro de uma organização, além de minimizar custos e possibilitar que as demandas exigidas pelo consumidor sejam atendidas de maneira efetiva e dentro dos prazos estipulados. Outro ponto a ser destacado é que o processo logístico bem realizado também auxilia a minimizar custos para o lojista de materiais de construção e oferecer ao cliente serviços melhores e mais eficientes.  “Antigamente a logística era só considerava os transportes de produtos a serem entregues depois da compra concretizada, mas hoje é um conceito muito mais amplo”, destaca Claudio Araújo de Lima, diretor da Sincomavi. O conceito de logística integrada, por exemplo, é realizada sob uma visão macro dos gestores da companhia. Ou seja, é preciso compreender todo o processo logístico desde a chegada dos materiais para o estoque até a entrega na casa ou na obra do consumidor, considerando o pequeno e o grande comprador, possibilitando a satisfação total do cliente e do lojista com técnicas que ampliam cada vez mais os resultados desejados. Abaixo alguns benefícios que a logística integrada pode oferecer:

 

  •         Controle de processos

 

  •         Acesso a informações

 

  •         Otimizar a entrega

 

Para que o processo de logística seja eficiente todos os profissionais envolvidos na cadeia devem estar completamente alinhados aos objetivos e também com a cultura da empresa em questão, entendendo suas particularidades:O processo é muito amplo, vai depender da região onde a loja está instalada porque para cada tipo de estabelecimento você tem particularidades diferentes na hora da expedição”, aponta Cláudio, que também é proprietário da City Materiais de Construção, loja de materiais localizada em São Paulo. Atualmente, com as novas tecnologias, surgiram diversos aplicativos que auxiliam no acompanhamento das entregas, o que acaba possibilitando que os gestores tenham um controle maior de entregas e também a coleta de dados para melhoria nos serviços. Confira 5 aplicativos que facilitam a logística de entregas:

 

Controlog

Uma ferramenta de gerenciamento logístico de coletas e entregas que permite o acompanhamento das operações da sua empresa em tempo real.

 

 

TruckPad

É um aplicativo que conecta caminhoneiros à fretes de transportadoras, indústria e embarcadores sem intermediários e com taxas melhores.

 

SontraCargo

Uma ferramenta online de transporte para todos os tipos de carga e fretes para todos os tipos caminhão.

 

Quero Frete

É uma ferramenta que conecta Caminhoneiros recebem cargas de fretes diretamente no celular para que as empresas consigam gerenciar suas cargas terceirizadas desde a contratação a entrega.

 

TNT Radar

É uma ferramenta que permite a consulta e rastreamento de remessas transportadas pelo rodoviário e aéreo doméstico através de um aplicativo no celular.

 

 

Para Cláudio, é preciso levar em consideração alguns fatores tais como a empresa que irá realizar o transporte até o local de entrega, pois atualmente existem muitos negócios especializados em logística, porém elas precisam estar capacitadas para realizar o serviço de entrega maneira eficiente e dentro do prazo. “Não adianta nada você ter um profissional terceirizado se ele não tem um ganho de produtividade”, destaca. Por isso, é preciso fazer um contrato muito bem elaborado de preferência orientado por  um escritório de direito comercial para que ele realmente faça esse contrato com os terceirizados de forma que não venha a gerar nenhum problema no futuro. Quando se integra a logística integrada aos processos realizados pela empresa, eliminando desperdícios tanto de tempo quanto de materiais e proporcionando maior flexibilidade para o lojista e para o consumidor, o que acaba por aumentar a produtividade e a  lucratividade da loja de materiais de construção.

 

 

 

*Matéria produzida com base em entrevista concedida ao mapa da obra pelo Cláudio Araújo de Lima, diretor da Sincomavi

 

 

Uma gestão de prazos executada de forma correta traz melhorias para a empresa de modo geral. Quer saber mais sobre preços e prazos? Acesse: https://www.mapadaobra.com.br/negocios/como-votorantim-cimentos-faz-o-controle-de-prazos-das-entregas/

 

 

Compartilhe esta matéria
18212

Veja também

X