Publicado em 11/02/2014Las Chicas, BH

Las Chicas, BH

Placas cimentícias decorativas dão novo layout a boutique mineira, unindo moda ao design

O novo layout da Boutique Las Chicas, em Belo Horizonte (MG), tem chamado atenção de olhares apaixonados por moda e design. Desenvolvido pelo arquiteto Guilherme de Vasconcelos, propõe elemento de grande escala e traçado inspirador no processo de lapidação de gemas – além de utilizar placas cimentícias que despertam o interesse do consumidor pela marca.

“Por se tratar de um espaço comercial, os critérios definidores dos materiais foram a disponibilidade de fornecedores próximos, e a rapidez na execução de assentamento, fixação ou aplicação”, explica Vasconcelos. Foi assim que facilidade de instalação, versatilidade e requinte dos acabamentos apontaram para as placas cimentícias como principal solução de interiores.

“Deram ar moderno e inovador à loja; são encontradas em diversos formatos e padrões, o que abre muitas possibilidades para o desenvolvimento de projetos”, comenta o arquiteto.

No caso específico da Las Chicas, foi usada placa de padrão hexagonal, com desenhos em relevo. Assentada, aplicou-se demão de tinta branca acetinada. “O resultado é um painel de textura refinada e rica em detalhes.” Como as placas são relativamente pesadas, é necessário seguir todas as recomendações do fabricante: a base para o assentamento, feito com argamassa, precisa estar desempenada (reboco), completamente curada e isenta de resíduos e gorduras.

No caso de paredes que já receberam massa e pintura prévias, é recomendado descascar a pintura e remover o reboco velho, fazendo um novo, que dê mais aderência às peças.

“A fixação vai depender do formato da peça. As maiores, muito usadas na construção a seco, como fechamento ou vedação, são instaladas sobre perfis metálicos com parafusos. No caso das peças decorativas, de menor formato, o assentamento é feito com argamassa AC-I, AC-II ou AC-III, de acordo com indicação do fabricante.”

Todos esses tipos de argamassa são encontrados na linha de produtos Votomassa, da Votorantim Cimentos.

Inclua custos de materiais e da mão de obra ao orçar a colocação de peças cerâmicas

Botão Site

  • Arquitetura: Guilherme de Vasconcelos - Foto: Gabriel Castro
  • Arquitetura: Guilherme de Vasconcelos - Foto: Gabriel Castro
  • Arquitetura: Guilherme de Vasconcelos - Foto: Gabriel Castro
Compartilhe esta matéria

Veja também

X