Publicado em 18/03/2014José Roberto Cardoso recebe título do Instituto de Engenharia

José Roberto Cardoso recebe título do Instituto de Engenharia

Título de Engenheiro Eminente é entregue pela atuação de acadêmicos e profissionais

Desde 1963, o Instituto de Engenharia atribui o título de Eminente Engenheiro do Ano a profissionais que se destacam por contribuir ao desenvolvimento das engenharias. Devido à sua atuação acadêmica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), José Roberto Cardoso foi condecorado Eminente Engenheiro 2013. Ele é mestre, doutor e livre-docente em engenharia elétrica pela Poli-USP, e pós-doutor pelo Laboratoire d´Electrotechnique de Grenoble, na França.

Cardoso é professor titular e diretor do Departamento de Engenharia de Energia e Automação da Poli-USP, e tem mais de 70 artigos científicos publicados em revistas acadêmicas. Ele fala ao Mapa da Obra sobre o significado desta homenagem:

da Obra – Qual a importância do título?
José Roberto Cardoso – Na minha opinião, é uma das maiores condecorações que um engenheiro pode receber. O reconhecimento do seu trabalho por colegas de profissão é muito relevante, pois são pessoas diretamente envolvidas em sua atividade e que, portanto, a conhecem profundamente. Para mim, foi a maior honraria recebida de meus pares.

Mapa da Obra – É preciso ter extensa produção acadêmica para ser indicado?
José Roberto Cardoso – Vários condecorados no passado não são da academia. Por isso o prêmio do Instituto de Engenharia tem tanto valor – engloba uma gama muito grande de profissionais competentes, que realizaram trabalhos relevantes para a engenharia, seja na academia ou nas iniciativas pública ou privada.

Mapa da Obra – O que o senhor acredita que tenha colaborado para sua indicação?
José Roberto Cardoso – Trabalhamos muito, nestes últimos quatro anos, pela diretoria da Escola Politécnica da USP, e também no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, para valorizar nossa profissão e torná-la mais adaptada aos novos tempos. Promovemos mudança das estruturas curriculares, e trabalhamos pelo incentivo à inovação e ao empreendedorismo.

Leia também: Carreiras futuras – engenharia civil

Mapa da Obra – Quais os acadêmicos e profissionais de engenharia que mais influenciaram seus trabalhos?
José Roberto Cardoso – Pelo fato de concentrar minha atividade na academia, fui muito influenciado por professores como Helio Guerra Vieira e Vahan Agopyan. O primeiro, por ser exemplo de vida e honradez. Vahan foi meu contemporâneo na Poli, e é para mim uma referência por sua dedicação e pesquisa inovadora.

Mapa da Obra – Qual momento de sua trajetória profissional destacaria como mais importante?
José Roberto Cardoso – O momento maior de minha trajetória profissional foi ser conduzido à direção da Escola Politécnica da USP. Para um professor, é grande o privilégio de assumir essa tarefa, na qual identificamos a grandeza da própria instituição, e sua contribuição à sociedade. É também um desafio à busca de soluções inovadoras em ambiente multidisciplinar, em constante evolução.

Foto: Arquivo Pessoal

Falando em bons engenheiros, você sabe como fiscalizar o trabalho desses profissionais para não ter problemas com paredes? Confira.
Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X