Publicado em 18/03/2014Inove fornecendo soluções integradas

Inove fornecendo soluções integradas

Para fazer a diferença, consultor recomenda a venda de soluções integradas para empreiteiros

Inovar é uma prática indicada por especialistas para a manutenção e ampliação dos negócios no varejo. É preciso investir para crescer e ter uma evolução sustentável no longo prazo. Nas revendas de materiais de construção, inovar é oferecer novos serviços que tragam conveniência, customização e agilidade aos clientes. Para Paulo Henrique Bueno Tavares, consultor de projetos do setor de construção civil do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP), bom exemplo de inovação é o atendimento às necessidades de empreiteiras, que pedem fornecimento de soluções integradas – e não apenas produtos isolados.

Para isso, não basta oferecer um mix variado de produtos. Vendedores precisam entender dos processos construtivos envolvidos na venda. No caso de sistemas de fixação, ele deve estar antenado aos tipos de superfície existentes (concreto, alvenaria, gesso, tijolo) e adequados ao uso de cada tipo de furadeira, broca ou bucha.

Se o assunto for coberturas, a execução pelo empreiteiro depende do projeto arquitetônico, mas a telha utilizada (cerâmica, fibrocimento, concreto, metálica) determina o tipo de madeiramento (ripa, caibro ou testeira) a ser vendido ao cliente. É preciso conhecer, para indicar a melhor opção.

Outra orientação de Tavares é investir na ampliação da clientela. Além do atendimento no balcão, o lojista pode adotar práticas de venda externa a empreiteiras e construtoras, fazendo visitas a obras da sua região. “Dependendo do tamanho da obra, há construtoras que preferem não armazenar materiais no canteiro. Com isso, acabam utilizando a revenda como estoque, que fornece materiais e soluções integradas no momento certo”, explica o consultor. Inovar também é realizar pequenas mudanças de gestão dos negócios, que tragam resultados positivos para clientes, ou incentivem o aumento do consumo.

Produtos que não podem faltar na sua loja de materiais para construção 

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X