Publicado em 19/09/2016Webseminário divulga práticas construtivas que previnem e reduzem patologias em fachadas
Palestra on-line tratou sobre patologias que acometem as fachadas das construçõesCréditos: in-art/shutterstock.com

Webseminário divulga práticas construtivas que previnem e reduzem patologias em fachadas

Palestra on-line discutiu cases de sucesso aplicáveis nos canteiros de obras

O webseminário Manifestações patológicas em revestimentos de fachadas: prevenção, recuperação e cases de sucesso, foi realizado no dia 17 de agosto pelo Portal AECweb com patrocínio da Votorantim Cimentos. A palestra abordou práticas construtivas que ajudam a evitar problemas nas obras e, consequentemente, melhoram a qualidade dos projetos.

O evento, transmitido ao vivo pela internet, foi ministrado pelo engenheiro civil Nielsen José Dias Alves, mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília e professor de Materiais de Construção e Processo Construtivo da Universidade Católica de Brasília.

O conteúdo é fruto de um material coletado ao longo de 16 anos de trabalho do especialista.  “Com as informações passadas, ficou claro que os maiores problemas estão relacionados a falhas executivas”, afirma Alves.

O Webseminário abordou, ainda, os problemas nos revestimentos no pós-obra das empresas, o conceito de “Controle Tecnológico de Revestimentos”, novas técnicas de detecção de falhas em revestimentos e problemas nos revestimentos internos e externos em pintura e em cerâmica.

Cases

A palestra também contou com a participação de Marcus Coimbra Israel, gerente de desenvolvimento técnico de mercado da Votorantim Cimentos. O especialista apresentou cases da Votorantim Cimentos em prevenção de patologias de fachadas aplicáveis nos canteiros de obra. “Demos ênfase à necessidade de controle executivo e à importância de atuar preventivamente, evitando a ocorrência de patologias e a necessidade de medidas corretivas, em geral quando os edifícios já estão ocupados e com custos muito superiores à primeira execução”, destaca Coimbra.

Estatísticas e acesso

A palestra teve 2.197 inscritos e 1.058 participantes de todo o Brasil. O público era formado por arquitetos, engenheiros, projetistas e técnicos de construtoras, incorporadoras, escritórios de arquitetura e empreiteiras.

A avaliação do evento foi muito positiva: 27% consideraram a palestra excelente, 13% ótima e 2% boa. “Muito obrigado pelas informações”, disse Willian Olegário, Engenheiro civil da Odebrecht. Igor Borges, engenheiro civil da Projeta Engenharia, também comentou: “Nielsen e Marcus, obrigado pelas informações! Ótimas palestras! Obrigado pela oportunidade!”

Quer assistir também? Confira a gravação do evento: Manifestações patológicas em revestimentos de fachadas: prevenção, recuperação e cases de sucesso

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X