Mapa da Obra - E-book

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado por Carla Rocha em 05/04/2021Vantagens e desvantagens do bloco de concreto celular
Esse tipo de concreto também é conhecido como concreto espumoso, por conta do material empregado.Créditos: Shutterstock

Vantagens e desvantagens do bloco de concreto celular

O concreto celular tem excelente capacidade de isolamento termoacústico

O concreto celular está enquadrado na categoria de concretos leves e é um dos mais utilizados na categoria atualmente. Em sua mistura há o acréscimo de um agente expansor (aditivos ou espuma especial), responsável por criar diferentes bolhas de ar. A formação desses poros artificiais permite ao concreto celular uma densidade bem menor em comparação ao convencional. Esse tipo de concreto também é conhecido como concreto espumoso, por conta do material empregado, que é composto por agregados convencionais (areia e brita), cimento Portland e água.

De acordo com Heloísa Cristina Fernandes Cordon, professora de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, o bloco de concreto celular espumoso é produzido pela mistura de areia fina, cal, cimento, água e adição de espuma e o bloco de concreto celular autoclavado é produzido pela mistura de areia fina, cal, cimento, água e pó de alumínio (agente expansor), que é então submetido a um processo de autoclave para permitir a reação de expansão e pode ser utilizado em alvenarias internas de edificações. “É um concreto leve produzido pela incorporação de uma espuma ou agente de expansão na mistura de cimento, areia e água”, destaca.

Principais cuidados na utilização dos blocos de concreto celular:

  •         Inspeção no recebimento;
  •         Cuidados no transporte e armazenamento;
  •         Assentamento com juntas e argamassa adequada.

Tais características tornam o material indicado para ser aplicado, principalmente, em estruturas que não sofrem sobrecargas. Enquanto a massa específica aparente (em estado seco) do concreto celular varia entre 300 kg/m³ e 1850 kg/m³, a do comum oscila de 2300 a 2500 kg/m³. Ou seja, os blocos são ideais para realizar a vedação de vãos e também realizar o preenchimento de lajes nervuradas, enquanto os painéis armados podem ser utilizados em paredes ou lajes. Além disso, por conta do seu reduzido peso específico, o concreto celular tem excelente capacidade de isolamento termoacústico, o que contribui para adequar uma obra à Norma de Desempenho de Habitações ABNT NBR 15.575.

Vantagens e desvantagens do bloco de concreto celular

Entre as vantagens e desvantagens da utilização do concreto celular estão o uso de aditivos para melhorar a sua qualidade e também a utilização de um agente expansor (espuma na betoneira), o que acaba elevando o custo do material. Entretanto, por ter um consumo menor de concreto, ele proporciona estruturas mais leves, bem como a redução do desperdício em obra. Além disso, é extremamente necessário verificar que as vedações verticais são produzidas com o material – mesmo com a adição de fibras de polipropileno – e podem apresentar fissuração por retração devido a passagem do tempo. Para evitar esses problemas estruturais é fundamental investir na execução de uma parede de reforço bem como a utilização de impermeabilizantes.

Outra questão importante de se destacar é que a manutenção do concreto celular é muito parecida com a do concreto comum, mas para garantir a qualidade no uso e da aplicação deste tipo de material, a escolha de um fabricante de qualidade deve ser prioridade. Fornecedores de qualidade, como a Engemix, fazem toda a diferença no resultado final.

Normas de especificação

  • ABNT NBR 14956-1:2013 – Blocos de concreto celular autoclavado — Execução de alvenaria sem função estrutural – Parte 1: Procedimento com argamassa colante industrializada;
  • ABNT NBR 14956-2:2013 – Blocos de concreto celular autoclavado — Execução de alvenaria sem função estrutural – Parte 2: Procedimento com argamassa convencional;
  • ABNT NBR 13440:2013 – Blocos de concreto celular autoclavado — Métodos de ensaio;
  • ABNT NBR 13438:2013 – Blocos de concreto celular autoclavado — Requisitos.

Confira como foi a realização de uma casa eficiente, que contou com blocos de concreto celular: https://www.mapadaobra.com.br/papoconstrutivo/casa-eficiente/

Compartilhe esta matéria

Obtenha 5 normas comentadas

NBR 6118, NBR 5738 e muito mais!

Mapa da Obra - E-book
X