Publicado em 20/12/2018Tijolo ecológico: vantagens e desvantagens
O tijolo ecológico é uma alternativa inovadora e sustentávelCréditos: Shutterstock

Tijolo ecológico: vantagens e desvantagens

Conheça as vantagens e desvantagens da opção inovadora e sustentável que causa menos impactos por não usar queima em seu processo de fabricação

A sustentabilidade é uma tendência na construção civil e também uma necessidade mundial. Graças a ela, já foram desenvolvidos diferentes materiais que possibilitam que as construções se tornem menos agressivas ambientalmente.

O que é tijolo ecológico?

O tijolo ecológico é uma alternativa inovadora e sustentável, pois é composto por uma mistura homogênea de solo, um pequeno percentual de cimento (geralmente, uma parte de cimento e oito de solo, em volume) e água. Depois, é submetido a uma pressão de compactação em prensa e acaba por tornar-se uma excelente opção para qualquer tipo de obra, pois apresenta um bom desempenho ambiental e custos reduzidos na alvenaria. Existe procura pelo material para obras de médio e grande porte, mas o volume de vendas ainda é considerado tímido quando comparado com o tijolo cerâmico.

Os tijolos solo-cimento atendem ao tripé do desenvolvimento sustentável, pois podem auxiliar no problema do déficit habitacional, já que são feitos de material de fácil execução, necessitando apenas de organização social para aquisição da prensa e realização dos trabalhos construtivos em sistema de mutirão. É ambientalmente correto, porque causa menos impactos por não usar queima em seu processo de fabricação. Embora use pequeno percentual de cimento, o impacto ambiental é muito menor quando comparado ao processo de fabricação de tijolo, que utiliza a queima do bloco cerâmico, e também à quantidade de cimento usada no bloco de concreto.

Segundo Renato Oliveira, Prof. Adjunto do Departamento de Construção Civil da Universidade Regional do Cariri – URCA, Juazeiro do Norte, o tijolo ecológico pode ser aplicado em qualquer tipo de obra desde que sejam elaborados os projetos de engenharia e que haja acompanhamento técnico. “Possui como principais diferenciais redução de emissão de CO2, redução de resíduos na obra e pode reduzir os custos finais da alvenaria da edificação em até 40%, devido ao seu padrão estético e sistema de encaixe”.

Embora, seja possível construir vários tipos de edificações, devido ao peso, é mais utilizado em edificações térreas para minimizar os custos com a estrutura da edificação. Além disso, o tijolo ecológico é certificado pelas normas ABNT e é considerado economicamente viável, porque, devido às suas características estéticas e ergonômicas, proporciona redução nos custos finais da obra.

As principais diferenças com relação ao tijolo cerâmico e ao tijolo de concreto, para o professor, incluem, principalmente, um sistema de encaixe que facilita a execução; dispensa de forma, uma vez que a execução da estrutura de concreto envolve furos dos tijolos (graute), e as cintas, vergas e contra-vergas utilizam os tijolos canaletas; capacidade de suportar maior pressão vertical, podendo chegar a seis vezes mais em relação ao bloco cerâmico; o poder de proporcionar conforto térmico e acústico devido à existência dos furos verticais que funcionam como exaustores; a passagem da instalação elétrica e hidráulica nos furos verticais, evitando abertura de alvenaria; aplicação da cerâmica sobre o tijolo; economia em revestimento, pois o tijolo apresenta padrão estético decorativo; aplicação de texturas sobre o reboco ou sobre o tijolo; e também apresentação de mais vantagens ambientais e econômicas em relação ao tijolo cerâmico, além do uso de menos cimento que o tijolo de concreto.

Conheça alguns benefícios de utilizar o tijolo ecológico na sua obra:

  • Redução de resíduos;
  • redução dos custos da obra;
  • redução no tempo de execução;
  • redução de impactos ambientais;
  • melhor isolamento térmico e acústico.

Existem várias normas que regulamentam os ensaios, os procedimentos de fabricação e aplicações dos tijolos solo-cimento. Além disso, tais tecnologias que reduzem impactos ambientais, como os tijolos solo-cimento, podem auxiliar na conquista de certificações de edificações sustentáveis. A qualidade final é preconizada por normas da ABNT.

Na pesquisa orientada por Renato com o tema “Mercado Nacional dos Tijolos Ecológicos: Potencialidades e Desafios”, desenvolvida pelo Laboratório Integrado de Recursos Hídricos e Construções Sustentáveis (LIRC) do Departamento de Construção Civil da Universidade Regional do Cariri (URCA), com entrevistas junto aos fabricantes de tijolos solo-cimento do Brasil, foi indicado que os clientes que adquirem o tijolo ecológico ficam satisfeitos e que, apesar das diversas vantagens, que também foram comentadas na reportagem, falta conhecimento dos profissionais da construção civil sobre as potencialidades desse material e há pouca divulgação comercial. Os fabricantes entrevistados também apontaram a necessidade de mais investimentos em tecnologias, pesquisas e inovação para melhorar o processo produtivo e reduzir custos.

Agora, saiba as diferenças entre os blocos cerâmicos e os blocos de concreto: www.mapadaobra.com.br/inovacao/bloco-ceramico-ou-de-concreto/

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X