Votorantim Cimentos

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado em 24/04/2019Tarjab lança empreendimento inteiramente projetado em BIM
O Residencial Tangram será o primeiro empreendimento desenvolvido com todas as etapas e disciplinas de projetos contratadas para trabalhar em BIMCréditos: Divulgação/Tarjab

Tarjab lança empreendimento inteiramente projetado em BIM

O ganho em comparação aos métodos tradicionais está no fato de que todos os participantes do projeto conseguirão trabalhar simultaneamente

As novas tecnologias têm sido amplamente difundidas pela indústria 4.0 que tem ganhado destaque também na construção civil. Nos países de primeiro mundo, por exemplo, é obrigatório entregar os projetos finalizados em BIM em qualquer tipo de edificação, o que garante um dinamismo muito grande e evita retrabalhos. Pensando nisso, a Tarjab Incorporadora está trabalhando o seu primeiro empreendimento desenvolvido com todas as etapas e disciplinas de projetos contratadas para trabalhar em BIM. Essas simulações são muito úteis até para ter a noção de como vai ficar o projeto, o prazo das ações e o impacto que cada uma delas terá, além dos custos inerentes a cada empreendimento. Trata-se do residencial Tangram Conceição, localizado a 300 metros da estação de metrô Conceição, na Zona Sul da capital paulista.

Para o diretor técnico da Tarjab, Sérgio Domingues o uso do BIM por todos os projetistas, na arquitetura, estrutura, instalação elétrica, instalação hidráulica, paisagismo, entre outros, ajuda a realizar o projeto de forma simultânea e em conjunto dentro do mesmo projeto. “A informação fica automatizada e o processo é realizado de forma contínua e com todo mundo enxergando o que o outro está fazendo em tempo real, além de poder interagir com o outro profissional”, destaca.   “Nós reproduziremos o empreendimento virtualmente para depois executá-lo na prática. Isso mitiga o risco de uma interferência e reduz as chances de haver uma incompatibilidade quando a obra for efetivada”, pondera Domingues. “Normalmente, a metodologia BIM só é usada em algumas partes no processo de concepção de um produto imobiliário e na Tarjab, o diretor técnico destaca que a plataforma de modelagem BIM será utilizada de forma completa, do início ao final do fluxo de produção de um lançamento, em todos os âmbitos incluídos no projeto, planejamento e execução. “Ao projetarmos em BIM também conseguiremos visualizar de forma mais explícita o cumprimento de uma norma técnica e inserir novos dados nos projetos sem comprometer o resultado de um trabalho já feito anteriormente”, completa Sérgio.

Com a implementação da plataforma de modelagem BIM, todas as áreas da empresa comprometidas na composição do empreendimento estarão trabalhando simultaneamente, reunidas e se comunicando. “Uma vantagem é não precisar de alguém fazendo verificação no projeto inteiro e a outra é a possibilidade de visualizar o projeto em 3D de maneira automática para ter uma ideia de como será construído, é possível enxergar como vou construir o edifício e o objetivo final de maneira virtual e perceber se ele vai ficar exatamente como eu quero”, aponta. “O projetista já faz o projeto lastreado com base em questões normativas e de legislação, mas ele não sabe como eu construo e ele será informado por meio dos projetos de produtividade”, complementa.

De acordo com Domingues, é possível extrair do sistema a evolução da obra e seus impactos e isso torna muito mais fácil se ter uma noção de como a obra será executada.  Ainda de acordo com o diretor técnico da Tarjab, o ganho em comparação aos métodos tradicionais está no fato de que todos os participantes do projeto conseguirão trabalhar simultaneamente, enxergando as mesmas informações e tomando suas decisões de forma integrada e sinérgica. “A maneira como operaremos a plataforma de modelagem BIM será nosso grande diferencial”, finaliza.

Com o BIM é possível a pré-construção em modelo 3D, incluindo as etapas de concepção, construção e pós-obra, simulando diversos aspectos do projeto. Quer saber mais? Acesse:

https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/bim-3d-processos-sistemas-realidade-construida/

 

 

Compartilhe esta matéria

Busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e
receba nossa newsletter.

X