
Soluções sustentáveis que fazem a diferença: Votorantim Cimentos reduz as emissões globais de CO2
Empresa avançou em metas de descarbonização para 2030, implementando projetos que tornam seus produtos mais sustentáveis.
A descarbonização é o processo de reduzir ou eliminar as emissões de dióxido de carbono (CO₂) e é um passo essencial para a construção de um futuro mais sustentável. O aumento da emissão de gases de efeito estufa é responsável pela alteração dos padrões climáticos da Terra.
Essas alterações são chamadas de mudanças climáticas e são caracterizadas por variações bruscas de temperatura, fortes chuvas, enchentes, alterações das estações do ano, entre outros. As mudanças climáticas afetam nossas vidas em diversos aspectos, inclusive no dia a dia da obra.
Ao reduzir a emissão de gases de efeito estufa, empresas comprometidas com a descarbonização não apenas contribuem para o combate às mudanças climáticas, mas também respondem a uma demanda crescente dos consumidores por produtos ambientalmente mais responsáveis.
Nesse contexto, a atuação de grandes indústrias tem papel decisivo na transformação do cenário global, sinalizando um compromisso real com a inovação e com o planeta.
Exemplo disso é a Votorantim Cimentos, que encerrou 2024 com um marco importante em sua jornada de sustentabilidade. A emissão global de dióxido de carbono da empresa caiu para 550 kg por tonelada de cimentício produzido, representando uma redução de 27,9% em relação a 1990, ano-base para o setor. Esse resultado reforça como é possível conciliar desenvolvimento industrial com responsabilidade ambiental, colocando a empresa na vanguarda da transição para uma economia de baixo carbono e gerando impacto positivo para a companhia e para a sociedade.
A meta para 2030, aprovada pela Science Based Targets initiative (SBTi), é ainda mais ambiciosa: chegar a 475 kg de CO2 por tonelada.
Como a Votorantim Cimentos tem tornado seus produtos mais sustentáveis
O cimento e o concreto são elementos essenciais para o desenvolvimento urbano e a expansão da infraestrutura. Por sua relevância nesse processo, a indústria cimenteira desempenha um papel importante na busca por soluções mais sustentáveis e alinhadas aos desafios ambientais atuais. Atenta a esse contexto, a Votorantim Cimentos reafirma seu compromisso com a redução das emissões de gases de efeito estufa e com a construção de um modelo de desenvolvimento mais equilibrado.
“Como uma indústria de materiais de construção e soluções sustentáveis, reconhecemos o nosso papel e relevância para transição para uma economia de baixo carbono e entendemos nosso papel como parte da solução para a descarbonização”, pontua Álvaro Lorenz, diretor Global de Sustentabilidade, Relações Institucionais, Desenvolvimento de Produto, Engenharia e Energia da Votorantim Cimentos.
Essa visão estratégica se reflete diretamente no processo produtivo e no portfólio de produtos da Votorantim Cimentos, que vem sendo continuamente adaptado para atender às buscas por materiais ecologicamente corretos. A empresa segue quatro caminhos principais para isso: coprocessamento, uso de materiais alternativos, eficiência energética e inovação tecnológica.
Confira os quatro grandes pilares que pautam a estratégia de descarbonização da Votorantim Cimentos:
- Coprocessamento: troca de combustíveis poluentes, como o carvão, por resíduos e biomassas (restos de madeira, pneus usados e outros materiais descartados) para alimentar os fornos de produção.
- Materiais alternativos: substituição do clínquer, o principal responsável pela emissão de gases poluentes no cimento, por materiais reaproveitados vindos de outras indústrias e uso de materiais descarbonatados em substituição ao calcário. Produtos como os Cimentos Votorantim e as argamassas das linhas Votomassa e Matrix já usam esses materiais mais sustentáveis sem perder qualidade.
- Eficiência energética: otimização do processo produtivo, uso de fontes renováveis de energia, como solar e eólica, e investimento na tecnologia de equipamentos.
- Novas tecnologias: uso de materiais mais modernos, máquinas mais eficientes e soluções que ajudam a capturar e reaproveitar o gás carbônico que iria para a atmosfera.
Importância da sustentabilidade na indústria da construção civil
A sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço na construção civil, ajudando a reduzir desperdícios, economizar recursos naturais e diminuir os impactos no meio ambiente. O uso de materiais mais eficientes, práticas de obra conscientes e novas tecnologias permite construir com qualidade, menor custo e menos danos à natureza.
Diversas tendências sustentáveis têm surgido nos últimos anos. Aplicá-las aos projetos de construção civil valoriza os imóveis, atende às exigências do mercado e mostra o compromisso do setor com um futuro mais equilibrado.
A sustentabilidade faz parte de várias áreas na Votorantim Cimentos e é um compromisso dentro da companhia, sendo responsabilidade de todos conhecer os princípios relacionados a esse tema e colocá-los em prática no seu dia a dia.
Em fevereiro de 2025, a Votorantim Cimentos recebeu, pelo segundo ano consecutivo, nota “A” em clima no ranking do CDP, um dos mais respeitados índices ambientais globais. O reconhecimento reforça a liderança da empresa em transparência e ação climática no setor.
“Estamos comprometidos com a transição climática, reduzindo significativamente nossas emissões de CO2 e promovendo um futuro mais sustentável para todos.” afirma Fabio Cirilo, Gerente Global de Sustentabilidade e Energia da companhia.
Com metas claras, investimentos robustos e inovação aplicada em todas as etapas do processo produtivo, a Votorantim Cimentos se consolida como protagonista na construção de um futuro mais sustentável, aliando performance, eficiência e responsabilidade ambiental.
Para conhecer mais sobre os avanços da Votorantim Cimentos em sustentabilidade e soluções de baixo carbono, acesse o Relatório Integrado 2024.