Publicado por Votorantim Cimentos em 11/03/2025Selo Casa Azul + CAIXA
O Selo Casa Azul certifica projetos que apresentam soluções eficientes e sustentáveis.Créditos: Shutterstock

Selo Casa Azul + CAIXA

Conheça o Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal, uma proposta de desenvolvimento sustentável para a construção civil.

O Selo Casa Azul + CAIXA foi criado pela Caixa Econômica Federal em 2009, com o objetivo de engajar a construção civil nas pautas socioambientais. 

O Selo foi o primeiro sistema usado no Brasil para classificar o índice de sustentabilidade de obras e, hoje, propõe que os projetos do setor se alinhem à agenda ESG (Ambiental, Social e Governança), buscando equilibrar desenvolvimento sustentável e econômico. 

Neste conteúdo, conheça as vantagens do Selo Casa Azul e como obter essa qualificação na construção civil.

O que é o Selo Casa Azul?

O Selo Casa Azul + CAIXA é um indicador ESG voltado para a construção civil que busca certificar empreendimentos que apresentam soluções eficientes e sustentáveis.

Para obter o Selo, é necessário tornar-se elegível em novos projetos voluntariamente. Se a proposta atender aos critérios exigidos, o empreendimento recebe o certificado de concessão, além de aumentar sua reputação entre o público engajado com pautas socioambientais.

Quais os critérios para obter o Selo Casa Azul?

Para que um projeto se torne elegível e conquiste o Selo Casa Azul, serão avaliados alguns critérios:

  • proposta de sustentabilidade;
  • eficiência energética;
  • uso racional da água;
  • gestão de resíduos durante a construção.

O objetivo é estimular a adoção de práticas mais sustentáveis e inovadoras no desenvolvimento e na construção de empreendimentos, em especial aqueles voltados para programas habitacionais.

Quais as vantagens do Selo Casa Azul?

Receber a certificação do Selo Casa Azul pode ser um grande diferencial para negócios e os benefícios são abrangentes.

Confira as principais vantagens de obter o Selo Casa Azul + CAIXA:

Para construtoras

Construtoras recebem pontos positivos na imagem e reputação ao obterem o Selo Casa Azul. É uma credibilidade que pode ajudar a conquistar novos clientes e acelerar vendas. Além disso, é possível reduzir custos operacionais no longo prazo e negociar taxas de juros do financiamento SBPE.

Para compradores

Para quem compra um imóvel com o Selo Casa Azul, os benefícios estão associados à maior qualidade de vida e à redução das despesas mensais. Afinal, o empreendimento ajuda a reduzir o consumo de energia e água por ser mais sustentável.

Para o meio ambiente

Ao obter o Selo Casa Azul, são colocadas em prática ações sustentáveis nos empreendimentos, o que ajuda a mitigar os impactos socioambientais e aumentar a vida útil dos projetos. Isso assegura maior conscientização sobre como a obra vai ser executada, de onde vêm os materiais utilizados e para onde vão os resíduos, por exemplo.

Como obter o Selo Casa Azul + CAIXA?

Para obter o Selo Casa Azul, é preciso atender às regras do programa da Caixa Econômica Federal e apresentar uma política socioambiental. 

Construtoras, incorporadoras, empresas públicas, cooperativas e demais entidades podem candidatar projetos que desenvolvem empreendimentos habitacionais nas linhas de financiamento do banco.

A candidatura envolve a apresentação de uma Carta Proposta e a documentação descrita no guia da Caixa (os critérios obrigatórios também estão descritos no link). 

Ao fim do processo, é possível receber a certificação do Selo Casa Azul em diferentes categorias, de acordo com a classificação:

  • Selo Cristal/Bronze — empreendimentos que atingiram 50 pontos e 16 critérios obrigatórios;
  • Selo Topázio/Prata — empreendimentos que atingiram 60 pontos e 17 critérios obrigatórios;
  • Selo Safira/Ouro — empreendimentos que atingiram 80 pontos e 17 critérios obrigatórios;
  • Selo Diamante — empreendimentos que atingiram 100 pontos, 21 critérios obrigatórios e o identificador #mais na categoria “Inovação”.


Como vimos até aqui, o Selo Casa Azul + CAIXA é um excelente indicador para negócios e incentiva a sustentabilidade no setor da construção civil e do mercado imobiliário. 

Construtoras e gestores podem aproveitar essa certificação e o financiamento associado para aumentar sua credibilidade enquanto contribuem para empreendimentos mais sustentáveis e inovadores.

Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por:

Compartilhe esta matéria
26882

Mais lidas

Veja também

X