Publicado em 29/04/2014Saiba tudo sobre a norma ABNT NBR 15.575/2013

Saiba tudo sobre a norma ABNT NBR 15.575/2013

Ilustrações e linguagem simples esmiuçam padrões normativos de desempenho acústico

O Manual ProAcústica é um guia prático para o estudo dos capítulos da norma ABNT NBR 15.575/2013 (Edificações habitacionais – Desempenho), da Associação Brasileira de Normas Técnicas, relacionados ao tema da acústica, seus parâmetros de projeto e requisitos.

De autoria dos engenheiros Juan Frias Pierrard, consultor técnico da ABNT, e Davi Akkerman, presidente da ProAcústica, a publicação tem 31 páginas distribuídas em cinco capítulos que tratam de instalações, equipamentos prediais e sistemas hidrossanitários; sistemas de piso; sistemas de vedação vertical interna (paredes); sistemas de vedação vertical externa (fachadas) e sistemas de cobertura.

Leia também: Norma Comentada: ABNT NBR 8522:2017 – Concreto – Determinação dos módulos estáticos de elasticidade e de deformação à compressão

“Além de compilar as partes 1, 3, 4, 5 e 6 da norma, o manual traz ilustrações, comentários e algumas dicas. A própria formatação do documento traduz em linguagem mais clara e direta todos os requisitos de conforto acústico propostos pela norma”, explica Akkerman.

Esses requisitos foram os que mais suscitaram consultas para esclarecimentos técnicos e aplicativos, obtendo maior repercussão entre profissionais projetistas, “apesar de os novos indicadores já serem internacionalmente conhecidos através das normas ISO”, diz. Para os parâmetros de normas brasileiras pré-existentes, no entanto, os indicadores são uma novidade, e precisam ser estudados.

Acesse o manual aqui.

NBR 15575: os principais aspectos da Norma de Desempenho em paredes de blocos de concreto

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X