Votorantim Cimentos
Publicado em 22/04/2016Saiba como escolher o rejunte para a sua obra
Argamassa de rejuntamento é indispensável na hora de assentar o piso ou o revestimento de paredeCréditos: Paulo Barros/ e-Construmarket

Saiba como escolher o rejunte para a sua obra

Argamassas cimentícias são indicadas para áreas internas e externas. Já as acrílicas e de epóxi atendem locais que exigem elevada resistência química e mecânica

Indispensável na hora de assentar o piso ou o revestimento da parede, a argamassa para rejuntamento tem como função principal preencher os espaços laterais das placas de cerâmica e de porcelanato, pedras e outros elementos de acabamento. Ao vedar as juntas, evita a penetração da água e da umidade, mas também contribui para a qualidade estética da aplicação. Mas você sabe como escolher o rejunte certo para a sua obra?

 

Tipos e cor do rejunte

O mercado fornece diferentes tipos de produto, por isso há uma dúvida comum como escolher o rejunte certo para empregar na obra. As argamassas para rejuntamento à base de cimento Portland são as mais utilizadas, pois atendem peças com juntas maiores (3 a 10 mm) e servem para quase todas as situações (áreas internas e externas).

As argamassas desenvolvidas com resinas epóxi ou acrílica, por sua vez, são adequadas para revestimentos com juntas menores, locais que exigem elevada resistência química e mecânica, e acabamento superior.

Um dos principais critérios para ter em mente na hora de saber como escolher o rejunte é a cor, que pode tanto combinar com a peça de revestimento quanto ter uma tonalidade mais escura para esconder a sujeira. No entanto, a durabilidade da cor depende da qualidade do material, da natureza (orgânica ou inorgânica) e da quantidade de pigmento empregado na argamassa. Em casos de alta exposição aos raios solares, também há influência na descoloração.

 

Cuidados na aplicação

Antes de começar o processo de rejuntamento, deve-se retirar os espaçadores que determinam a distância entre as placas de revestimento. Depois, indica-se o uso de uma esponja úmida para remover a sujeira, os resíduos e o pó, além de um pano para secar os resquícios de água nas juntas.

A etapa da mistura precisa atender às especificações do fabricante quanto à proporção e ao tempo adequado. Para a aplicação, recomenda-se o uso de espátula de plástico flexível e desempenadeira a fim de pressionar a argamassa sobre as juntas e garantir o perfeito preenchimento.

 

Aditivo impermeabilizante

Para melhorar o desempenho e a durabilidade do rejuntamento, recomenda-se o uso de um aditivo impermeabilizante. Nesse caso, a Votorantim Cimentos disponibiliza a Votomassa aditivo para rejuntamento cimentício.

Utilizado em substituição à água na mistura da argamassa, o produto garante maior impermeabilidade, além de homogeneidade e resistência à descoloração. Por ter a ação Microban®, evita o aparecimento de manchas produzidas por mofo e bolor.


Agora que você sabe como escolher o rejunte para a sua obra, veja também o passo a passo de aplicação de um rejuntamento cimentício? Você conhecerá as vantagens e os cuidados que se deve ter ao utilizar este tipo de produto na obra.

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X