Publicado em 07/01/2014NBR 13.529: revestimento de paredes e tetos

NBR 13.529: revestimento de paredes e tetos

Revisão de norma técnica atualiza terminologias relativas ao uso de argamassas

Termos referentes a argamassas de revestimento seguem agora definições de norma técnica. A NBR 13.529/2013 – Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas: Terminologia, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entrou em vigor no dia 29 de agosto, e define, além de um vocabulário específico para acabamentos à base de cimento e cal, materiais e seus instrumentos de aplicação.

A nova norma revisa a ABNT NBR 13.529/1995, que permitia interpretações dúbias de algumas palavras, segundo expõe Fábio Campora, diretor executivo da Associação Brasileira de Argamassas Industrializadas (ABAI) e coordenador da comissão de estudos da ABNT para normas de argamassas. “Na época de elaboração da norma anterior, a bomba de projeção de argamassa de revestimento não era utilizada; aplicava-se o material apenas com colher de pedreiro”, explica.

Hoje, com a disseminação de produtos e serviços como a argamassa bombeada Matrix, da Votorantim Cimentos, é preciso que esses termos passem a fazer parte do glossário normativo. O objetivo é padronizar a comunicação entre empresas fabricantes de argamassas e profissionais da construção civil. Descrições de materiais técnicos, produções acadêmicas, embalagens de produtos e projetos também deverão, a partir de agora, adotar a nomenclatura aprovada.

Você sabe qual é a forma mais adequada de comprar e armazenar argamassas? Um planejamento com as características e especificidades da obra aponta a melhor maneira.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X