Publicado por Carla Rocha em 16/02/2022O que é a ISO 56002 de inovação e o que ela tem a ver com a construção?
É preciso investir em uma base sólida de governança a fim de que as empresas determinem um objetivo e saibam o que fazer para chegar lá Créditos: Shutterstock

O que é a ISO 56002 de inovação e o que ela tem a ver com a construção?

É a norma que passa as diretrizes para implementar o sistema de gestão

A inovação é uma tendência que está cada vez mais latente nos dias de hoje, além de ser uma necessidade urgente para empresas de vários setores, principalmente da construção civil. Cada vez mais empresas estão buscando investir em inovação para conquistarem novos mercados e aumentarem sua produtividade. Nessa missão, a ISO 56002 vem sendo amplamente utilizada para estruturar processos inovadores, sem engessar ou burocratizar a geração de novos produtos, serviços ou modelos de negócios.

Contudo, diante de um contexto de transformações rápidas, aliadas às novas tecnologias que surgem a cada dia, as empresas se sentem completamente perdidas sobre como manter o negócio atraente e lucrativo em um ambiente em constante mudança. Por isso, foi lançada a ISO 56002, de gestão da inovação que em apenas dois anos, já foi adotada por cerca de 200 empresas em todo o mundo – seis só no Brasil. A maior delas é a AirBus, uma das maiores empresas do mundo, do setor aeronáutico, com mais de 150 mil funcionários.

Segundo Alexandre Pierro, sócio-fundador da PALAS, consultoria de inovação e gestão que despontou como pioneira em seu processo de formatação e implementação da 56002, o setor de construção civil é um dos mais relevantes para a sociedade. Contudo, os materiais e processos produtivos permaneceram praticamente intactos ao longo de muitas décadas. “Agora, temos uma importante oportunidade de fazer a transformação no segmento, por meio da governança de inovação”, destaca.

Novos materiais estão sendo testados, além de processos inovadores, como a própria impressão 3D. Centenas de construtechs estão trazendo grande disrupção e elevando esse setor a um novo patamar. Entretanto, é preciso investir em uma base sólida de governança a fim de que as empresas determinem um objetivo e saibam exatamente o que fazer para chegar lá. “Inovação não se faz apenas com tecnologia, mas também com pessoas e processos. É preciso manter esse tripé na mais perfeita harmonia”, complementa.

ISO de inovação: empresas que já aderiram e como funciona

A ISO 56000 é a norma que determina vocabulários e fundamentos e que integra nove normas que formam um sistema de gestão de inovação. Ela é a norma que passa as diretrizes para implementar o sistema de gestão e é a única que é certificável via atestado de conformidade. Além dela, existem ainda a ISO 56003, que auxilia as empresas através das ferramentas e métodos de inovação; a ISO 56004, encarregada do assessment; a ISO 56005, de ferramentas e métodos para gestão da propriedade intelectual; a 56006, de ferramentas e métodos para a gestão da inteligência estratégica; 56007, de gestão de ideias; 56008, de ferramentas e métodos para medição da performance do sistema de gestão; e a 56009, que é um guia prático para inovação.

No Brasil, existem seis empresas brasileiras que já adotaram a ISO 56002. A primeira foi a MZF4, indústria de transformação do ramo de nylon localizada em São Paulo. Na mesma época, a CSI Locações, empresa de locação de equipamentos de Fortaleza, que fica no Ceará, também conquistou o atestado de conformidade nesta norma. A terceira empresa foi a PALAS, que decidiu experimentar esse modelo de gestão em seus próprios processos. “Mesmo sendo especialistas em inovação e tendo participado da formatação da norma, notamos muitos ganhos ao realizar a nossa própria implementação, como a definição de metas e a melhor gestão dos riscos do negócio”, destaca Pierro.

ISO 56002: principais benefícios

Baseada em oito pilares – direção estratégica, realização de valor, abordagem por processos, cultura colaborativa, adaptabilidade e resiliência, liderança com foco no futuro, gestão de incertezas e gestão de insights – a ISO 56002 defende que uma inovação pode ser um produto, serviço, processo, modelo, método ou a combinação de qualquer uma delas. Contudo, o conceito de inovação é caracterizado por novidade e valor.

“Em suma, isso significa que ideias sem a manifestação de valor não são inovações e sim invenções”, aponta. Os benefícios da ISO 56002 são muitos, entretanto, variam de empresa para empresa. Além de acesso a incentivos fiscais pela Lei do Bem, as empresas que aderiram ao modelo já estão colhendo os frutos de um processo bem definido para a gestão da inovação, com mapeamento de riscos, avaliação de oportunidades e estabelecimento de recursos para a inovação, como infraestrutura, conhecimento e mesmo orçamento.

Confira também as matérias mais acessadas no Mapa da Obra em 2021: https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/materias-construcao-civil-mapa-da-obra/

Compartilhe esta matéria
21883

Mais lidas

Veja também

X