Mapa da Obra - E-book

Confira o que faz o especialista em impressão 3D em obras

Baixe o e-book e descubra as funções desse profissional em uma obra!

Publicado por Carla Rocha em 31/01/2020Conheça as áreas de atuação do engenheiro ambiental
O profissional que deseja seguir dentro da área de sustentabilidade precisa se preparar de acordo com as exigências desse novo mercado Créditos: Shutterstock

Conheça as áreas de atuação do engenheiro ambiental

Faz parte da profissão também disseminar uma mudança de cultura

Por Carla Rocha

 

O engenheiro ambiental é um tipo de profissional que pode ganhar cada vez mais visibilidade na construção civil, pensando que sua atuação pode envolver atividades ligadas à sustentabilidade. Considerando os impactos inerentes a construção civil, os agentes que buscam inovação e constante melhoria nos processos, já perceberam a importância do papel da sustentabilidade nas obras, já que uma gestão cuidadosa traz muitos benefícios para todas as áreas da companhia e, até mesmo, para o cliente final.

A sustentabilidade tem se tornado um tema cada vez mais imprescindível para qualquer empresa do segmento, que é responsável por grande quantidade de entulhos e resíduos gerados nos canteiros de obras, além de atividades relacionadas à extração de matéria-prima, que configuram um grande desafio na minimização dos impactos causados pelas construções.

Outro fator que é muito favorável para empresas do segmento construtivo que desejam aplicar processos mais sustentáveis em seu dia a dia são os incentivos fiscais, além de um melhor apelo de vendas, já que o conceito de sustentabilidade está cada dia mais valorizado no quesito escolha de um imóvel para compra.

Sustentabilidade: uma área de atuação do engenheiro ambiental que contribui com:

 

  • Otimização de processos construtivos e redução de custos;
  • Maior controle térmico, iluminação, acústica e conforto aos usuários por conta dos cuidados arquitetônicos;
  • Maior apelo e conforto visual, gerado pelos mesmos fatores;
  • Menos geração de lixo e cumprimento da legislação relacionada à Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS).

 

Obras sustentáveis

Outro ponto de destaque que deve fazer parte do escopo de um engenheiro ambiental é a gestão dos recursos hídricos como um todo: o uso consciente da água, para que ela seja usada de forma mais sustentável durante a implantação do canteiro de obras. Ainda segundo o docente, os principais desafios é implantar de maneira eficiente um sistema de gestão que possa tornar a obra mais sustentável. No entanto, algumas construtoras e incorporadoras já estão trabalhando este tema com prioridade. A Trisul é uma das empresas referências neste âmbito, empreendedor Acqua e conta com diversos projetos em andamento no país. Atualmente, a corporação conta com uma área específica para ações relacionadas à sustentabilidade.

Para Cleberson Ferraz, que é formado como Técnico em Meio Ambiente há 12 anos e atualmente está cursando Superior em Gestão Ambiental, além de atuar como analista de sustentabilidade pleno na Trisul é fundamental para o profissional que deseja inserir-se nesse mercado se preparar realizando diversos cursos na área para implementar ações voltadas para sustentabilidade em empresas, pois isso propicia estratégias benéficas ao meio ambiente com retornos bastante perceptíveis, cujas ações podem contribuir com a geração de empregos também. “Assim sendo, os benefícios da sustentabilidade não ficam restritos apenas ao setor da construção civil”, destaca.

Cleberson desenvolve um trabalho de negociação e implantação de logística reversa com os maiores fabricantes de materiais do Brasil e que está causando impacto. Além disso, participa de grandes projetos em relação a Sustentabilidade, inovação e tecnologia em São Paulo e também a nível nacional, fazendo palestras em eventos importantes de Sustentabilidade no Brasil.

Pontos importantes na graduação

Victor Dias, coordenador de sustentabilidade na Trisul, com formação em Gestão Ambiental e pós-graduação em Engenharia do Meio Ambiente e Sustentabilidade Corporativa, conta que as ações se iniciam desde a concepção dos projetos. Nos canteiros de obras, é procedimento adotar práticas sustentáveis desde a demolição das edificações existentes com a segregação dos resíduos até o final da construção da nova edificação.

Ele acredita que faz parte da profissão também disseminar uma mudança de cultura e ainda destaca que é fundamental para o profissional que deseje seguir dentro da área de sustentabilidade se preparar de acordo com as exigências desse novo mercado. “Embora seja um profissional introduzido há pouco tempo na construção civil, é necessário (assim como qualquer profissional) uma formação teórica específica, mas principalmente, vivência na área da sustentabilidade, já que requer muito empenho e dedicação”, orienta o coordenador.

Já de acordo com Bruno Pecini, docente do curso de engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, para trabalhar com a gestão da parte ambiental das obras, o engenheiro precisa ter a formação em engenharia ambiental com especialização em gestão de resíduos. “Ele atuaria mais na parte de gestão de resíduos sólidos, como no caso dos entulhos, concreto e agregados que podem ser utilizados também com outras finalidades”, destaca.

Conheça também a atuação do engenheiro climático a sua importância para a construção civil:

http://conteudo.mapadaobra.com.br/carreiras-na-construcao-engenheiro-climatico-a

 

 

Compartilhe esta matéria

Conheça o especialista em impressão 3D em obra!

Descubra quais qualificações são exigidas desse profissional.

Mapa da Obra - E-book
X