Publicado por Carla Rocha em 22/03/2022Construção de pontes: tipos de projetos e detalhes da execução
Alguns erros comuns na execução de obras podem ser evitados, como a não utilização do método construtivo previstos no projeto.Créditos: Shutterstock

Construção de pontes: tipos de projetos e detalhes da execução

São necessários os estudos das disciplinas que englobam a implantação

A concepção do projeto de obras de arte especiais (nome técnico para pontes e viadutos) leva sempre em conta – em sua etapa inicial -, a disponibilidade de materiais de construção na área de implantação. Como são obras de grandes dimensões e, em sua maioria, em áreas de difícil acesso, o fornecimento e transporte de materiais é um fator muito decisivo no custo final da obra.   Então, a decisão entre fazer uma estrutura metálica ou de concreto (pré-moldado ou moldado in-loco) leva em conta o custo de aquisição dos materiais.

De acordo com Ricardo Mirisola, engenheiro civil e sócio da MMF Projetos, o primeiro passo para executar um projeto de pontes da maneira adequada é, inicialmente, levar em conta a funcionalidade da estrutura a ser projetada, estudo de origem e destino dos futuros usuários da obra e seus impactos futuros na utilização urbana dos arredores.  “Hoje em dia na MMF Projetos, a concepção inicial dos projetos de pontes é feita através do sistema BIM, no qual é possível visualizar em 3D a situação final da obra proposta e é possível navegar virtualmente pela situação projetada”, ressalta.

Para os projetos de pontes e viadutos são necessários os estudos de todas as disciplinas que englobam sua implantação.  Geometria Viária, Hidrologia e Hidráulica (caso de pontes), Ambiental, Terraplenagem, Drenagem, Pavimentação, Iluminação, Sinalização, Urbanização, além das disciplinas da estrutura em si: Fundação, Infraestrutura, Mesoestrutura, Superestrutura.

Execução de pontes e viadutos: projeto e método construtivo

Ainda Segundo Mirisola, para o projeto de pontes, a situação final projetada não é o pior cenário em termos de carregamentos estruturais.  As combinações de carregamentos nas etapas construtivas acabam gerando situações mais críticas para o dimensionamento das peças estruturais. “Os projetos devem, obrigatoriamente, prever toda a metodologia construtiva a ser utilizada na construção das obras, considerando materiais e equipamentos, para que sejam possíveis todas as verificações e dimensionamentos das peças”, complementa.

A análise estrutural compreende os conceitos e os procedimentos necessários, além de realizar o acompanhamento do estado dos materiais e realizar a manutenção regular da estrutura, além de reforçar as fundações a fim de evitar possíveis acidentes e gastos desnecessários com a recuperação de obras em processo de deterioração. Além disso, alguns erros comuns na execução de obras podem ser evitados, como a não utilização do método construtivo previsto no projeto ou a realização de adaptação dos métodos sem as devidas verificações e aferições por parte da projetista.   “Desta forma, é possível que sejam criadas situações de carregamentos diferentes das previstas em cálculo, que podem não ser suportadas pelas peças”, complementa.

A importância das normas de execução e especificação

A aplicação das normas de execução, controle e manutenção, como, por exemplo, as normas de execução de estruturas de concreto e metálicas, confecção de pavimentos, proteção, sinalização e manutenção da própria estrutura depois de executada e em utilização é essencial para garantir a segurança tanto na fase construtiva, quanto na utilização pelo usuário. Outro ponto de atenção é com relação aos pilares da estrutura que correm o risco de serem atingidos por veículos rodoviários ou embarcações em movimento, por exemplo, e precisam ter sua segurança assegurada quanto aos choques provocados por situações adversas. Algumas verificações devem ser realizadas em construções especiais como pontes e viadutos, a critério do proprietário da obra.

Além disso, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou, em 21 de julho de 2021, a norma ABNT NBR 7187:2021 Projeto de pontes, viadutos e passarelas de concreto, que revisa a norma ABNT NBR 7187:2003. O projeto de revisão foi elaborado pela ABNT/CEE-231 Comissão Especial de Projeto de Estruturas Metálicas, de Madeira, de Concreto e Mistas e Inspeção de Estruturas Metálicas, de Madeira e Mistas, que passou a ser coordenada pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural). No caso da ABNT NBR 7187, as estruturas abrangidas por essa norma são de extrema importância para o desenvolvimento do país, pois as pontes, viadutos e passarelas fazem parte do presente e do futuro de nossas rodovias e ferrovias.

Conheça o cimento para obras especiais em meios agressivos:

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X