
Construção civil: tendências de arquitetura e design para 2021
Boletim do SEBRAE dita tendências de consumo na arquitetura e construção civil
Durante o ano de 2020, muita coisa mudou para todos os setores e, principalmente, ligadas ao comportamento do consumidor que passou a dar preferência pela compra on-line, fazendo com que as pesquisas sobre aquilo que está adquirindo se tornassem cada vez mais perenes, tanto no âmbito de produtos físicos quanto para a compra de longo prazo, como investimentos relacionados às casas e apartamentos.
Essa imensa transformação também teve relação direta com os espaços físicos, moradias e bens de consumo onde, além de prestar mais atenção na qualidade da entrega final, o consumidor passou a dar preferência pelas empresas que possuem valor agregado e também que se preocupassem com o bem estar das pessoas e com a natureza.
O SEBRAE lançou recentemente um Boletim de Tendências em parceria com analistas do setor que ditam as maiores autoridades em tendências de consumo na arquitetura e construção civil, um relatório completo do que será destaque relacionado às cores, revestimentos, formas, objetos e materiais que devem prevalecer nesse mercado durante o ano de 2021. Entre as principais mudanças decorrentes do período de confinamento forçado que refletiu em diversos setores, podemos destacar:
- Valorização do lar;
- Atenção maior a saúde;
- Valorização da decoração;
- Espaços multifuncionais;
- Cuidados com o meio ambiente;
- Cuidados com a alimentação;
- Necessidade de integração com a natureza.
Gabriela Rossini, analista de compras da Amarant Projetos e Construções, enfatiza que com essas mudanças as pessoas precisaram se adaptar a um novo método de trabalho em casa e isso trouxe a necessidade também de maior flexibilidade nos projetos. “O home office trouxe maior flexibilidade e preparo para com as empresas que buscam mais otimização e tempo na sua gestão de projetos”, destaca.
Esse confinamento causou diversas mudanças de comportamento da população e essas transformação também foram refletidas diretamente no comportamento dos consumidores com relação aos seus espaços de moradia, o que explica o aumento pela busca de temas relacionados a reforma, decoração e home office junto aos buscadores, dentre eles o Google. A pandemia serviu como uma injeção de ânimo no mercado imobiliário a nível mundial, como retrata o Think With Google – área voltada para o acompanhamento e report de comportamentos de busca dos consumidores com o objetivo de gerar insights para as empresas. Confira abaixo a lista de 5 temas mais buscados no setor:
- Imóveis à venda;
- Reformas de ambientes;
- Mobílias;
- Revisão da decoração;
- Criação de home offices.
Para Rossini, existe uma perspectiva de aumento no consumo na construção civil no Brasil: “acredito que a construção civil vem melhorando, por mais que a questões da pandemia tenham atrapalhado a economia não somente do Brasil, mas sim, do mundo todo”, destaca. Segundo os analistas responsáveis pelo desenvolvimento do Boletim de Tendências, existem diversas oportunidades no setor de arquitetura, construção e design para o próximo ano.
Em 2020, temas como saúde e bem estar estiveram na lista de necessidades básicas da população, principalmente, por conta da necessidade do confinamento forçado e da implementação do home office. No próximo ano, este será um tema em alta na arquitetura e construção, além de temas relacionados à reforma de ambientes.