Publicado por Votorantim Cimentos em 01/11/2023Novo Plano Diretor: descubra como o Concreto Spectra se destaca como alternativa
Confira as mudanças do novo Plano Diretor em SP e as vantagens do Spectra.Créditos: istock

Novo Plano Diretor: descubra como o Concreto Spectra se destaca como alternativa

Entenda as mudanças no Plano Diretor estratégico de São Paulo.

O Plano Diretor é um instrumento de planejamento urbano que estabelece diretrizes e normas para o desenvolvimento e ordenamento de uma cidade. Ele define as diretrizes para o uso do solo, a preservação ambiental, a mobilidade urbana, entre outros aspectos.

Ao longo do tempo, o Plano Diretor passa por mudanças para se adequar às transformações e necessidades da cidade. Essas mudanças podem incluir atualizações nas diretrizes de ocupação do solo, incentivos para o desenvolvimento sustentável, estímulo à mobilidade urbana e melhorias na infraestrutura.

O Plano Diretor Estratégico de São Paulo, aprovado em 2014, estabeleceu as diretrizes para a construção de edifícios altos em relação à proximidade de estações de trem, metrô e corredores de ônibus. Conforme esse plano, essas construções poderiam ocorrer em uma distância de até 600 metros das estações de trem e metrô, e 300 metros dos corredores de ônibus. O novo plano diretor, aprovado em 2023, no entanto, ampliou essas margens para 700 metros e 400 metros, respectivamente.

Na prática, as empresas de construção que atuam nessas áreas designadas como “eixos de transporte” recebem incentivos, como isenções fiscais e permissão para construir edifícios que podem ter até nove vezes o tamanho do terreno, desde que mais da metade das unidades seja destinada à população de baixa renda.

No plano diretor atual, as regras permitem a construção de prédios residenciais com até quatro vezes o tamanho do terreno e seis vezes o tamanho para prédios destinados à habitação social. Além disso, o movimento em direção à verticalização dos bairros afetará o número de vagas de estacionamento permitidas para cada empreendimento.

Toda essa mudança ainda gera algumas discussões nos prós e contras, mas o grande debate para as construtoras e engenheiros está na tentativa de se adequar às mudanças para a construção de prédios maiores sem aumentar os custos das obras. Uma das alternativas está no uso de concretos com maior estabilidade de desempenho e resistência mecânica, como o Spectra.

Desenvolvido pela Engemix, o Spectra é um concreto de alta fluidez e resistência, alto módulo de elasticidade e maior durabilidade. Ele pode diminuir em até 15,5% a pegada de carbono, além de proporcionar uma redução de 3% a 4% do custo total da estrutura.

Além disso, o concreto Spectra agrega um aumento de aproximadamente 20 anos à vida útil do projeto. O uso do Spectra também pode diminuir as dimensões de alguns elementos estruturais e pode gerar a redução do volume de concreto total da estrutura em até 6%, além de uma redução de aço em cerca de 8% quando comparado aos convencionais.

Uma das principais vantagens do uso do Spectra é o traço único, que possibilita utilizar o mesmo concreto em toda a estrutura, ou seja, ele é capaz de simplificar a gestão de traços na estrutura, com expressivo potencial para reduzir custos. O Spectra facilita, simplifica e agiliza a concretagem da sua obra.

Após a mudança no Plano Diretor de São Paulo, as concreteiras e construtoras precisam repensar e recalcular os projetos, a fim de se adequar às mudanças e diminuir custos, seguindo as novas diretrizes e normas estabelecidas. 

Para você conferir mais vantagens do Spectra e entender os benefícios do concreto de acordo com o Novo Plano Diretor de São Paulo, acesse a matéria: https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/conheca-as-vantagens-do-spectra/

Compartilhe esta matéria
24900

Mais lidas

Veja também

X