
Concreto pigmentado verde da Engemix é utilizado na construção do Arquipeo
Mais de quatro mil e trezentos metros cúbicos de concreto Engemix foram utilizados no empreendimento idealizado pela Brookfield Properties e realizado pela Rocontec.
A Engemix, unidade de negócio de concreto da Votorantim Cimentos, alinhada à estratégia de oferecer produtos e serviços inovadores para o mercado brasileiro, foi a responsável pelo fornecimento de concreto pigmentado verde para a construção do Arquipeo, localizado na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP).
Sobre o projeto
O projeto tem mais de dezoito mil e quinhentos metros quadrados, foi desenvolvido pela Brookfield Properties, líder mundial em operação e desenvolvimento de ativos imobiliários de alta qualidade, e construído pela Rocontec, que há 11 anos se destaca na construção de edifícios de alto e médio padrão em São Paulo. Este é o 75º projeto entregue pela empresa. Com um total de quase 70 mil metros quadrados de área construída, o complexo não só abriga empresas, mas também oferece espaço para quatro lojas, um restaurante e um auditório, com capacidade para acomodar até 7 mil funcionários.
Por que a Engemix foi escolhida?
A escolha da concreteira Engemix se deu pela complexidade do projeto e a necessidade de uma empresa reconhecida pela qualidade, pontualidade e flexibilidade. O desafio da unidade de negócio da Votorantim Cimentos foi a produção do concreto pigmentado no tom de verde, que pudesse ser utilizado em diversos tipos de acabamento: polido, camurçado e com o aspecto de agregados.
” A nova fase da arquitetura busca empreendimentos inovadores e singulares. Nesse contexto, o concreto colorido da Engemix se destaca como uma solução promissora, oferecendo estética diferenciada e a capacidade de criar obras que dialoguem com o ambiente e as necessidades contemporâneas”, diz Maurecir Almeida, Gerente de Vendas de Grandes Contas da Votorantim Cimentos.
Tipos de concreto utilizados na construção do Arquipeo
Durante a obra, foram utilizadas diversas variações de concreto, incluindo:
- Concreto pré-fabricado
- Concreto moldado in loco
- Concreto moldado in loco com pigmentação verde
“O envolvimento da Engemix com o projeto começa antes mesmo do fechamento do contrato, ainda na fase de planejamento, para que possamos desenvolver o projeto com expertise técnica. Só depois iniciamos as negociações. Para nós, é fundamental garantir que podemos enfrentar o desafio antes de considerar o preço”, afirma Maurecir.
Números impressionantes da obra
A obra tem números impressionantes: só de concreto, foram utilizados mais de quatro mil e trezentos metros cúbicos. Mais de cento e noventa toneladas de estruturas metálicas foram necessárias para esta construção. Além disso, aproximadamente setenta e dois mil e duzentos metros cúbicos de estruturas pré-fabricadas foram necessários para as lajes.
Impacto do projeto para São Paulo e Vila Leopoldina
O projeto representa a consagração da carreira de Rodrigo Borghi, engenheiro responsável pelo projeto e diretor do segmento de obras corporativas da construtora Rocontec. Formado em Engenharia Civil pela FEI e com uma experiência que ultrapassa os 20 anos, Borghi acumulou passagens por grandes empresas do setor, como Gafisa e Canopus. Recentemente, assumiu a liderança na Rocontec. “Estou há pouco mais de 8 meses, mas o ritmo acelerado da empresa faz com que pareça que já se passaram 10 anos”, compartilha o diretor.
Para Borghi, o projeto representa um marco não apenas para São Paulo, mas, especialmente, para a região da Vila Leopoldina. “Este empreendimento trará um grande valor ao bairro, sem dúvida. Trata-se de um complexo corporativo . Sem dúvida, é uma das maiores e mais impactantes obras para a região”, finaliza o engenheiro. Ele também destaca que o projeto não só fortalece a infraestrutura urbana local, como também deve contribuir para o aumento da geração de empregos e impulsionar a revitalização da área, atraindo novos investimentos e tornando a Vila Leopoldina ainda mais estratégica no cenário empresarial de São Paulo.
Sobre a Engemix
A Engemix é a unidade de negócio de concreto da Votorantim Cimentos que conta com 56 anos de atuação e está presente em nove estados brasileiros.
A empresa conta com:
- 40 unidades de concreto
- 600 caminhões betoneira
- 130 caminhões bomba
- 950 funcionários
E têm sua marca registrada em obras emblemáticas como:
- Cidade Matarazzo (SP)
- Linha Amarela e Linha Lilás do Metrô de São Paulo
- Ponte Estaiada (SP)
- Estádios do Grêmio (RS) e do Corinthians (SP)
- Shoppings Morumbi, Market Place, Cidade Jardim e Vila Olímpia (SP)
- Hotel Unique (SP)
- Parque Eólico Aracati (CE)
- Ponte de Laguna (SC)