Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado por Carla Rocha em 04/03/2020Quais as características do concreto compactado a rolo?
O concreto compactado a rolo traz maior agilidade e economia de material para obras de pavimentaçãoCréditos: Shutterstock

Quais as características do concreto compactado a rolo?

O concreto compactado é ideal para pavimentação e obras de barragens

 

Por Nathalia Lopes

 

O Concreto Compactado a Rolo (CCR), também conhecido como concreto rolado, é a camada do pavimento construída por concreto simples (com baixo consumo de cimento) e consistência seca, onde a compactação é realizada com rolos compactadores ou equipamentos similares.

Este produto é preparado com dosagens específicas de cimento, mas pode ser de qualquer tipo, com agregados como brita e areia em grãos, que não devem ser maiores do que 38 mm; e água, em proporções que torne a mistura úmida o suficiente para não colar nos rolos compressores.

Em determinadas situações, é recomendável o acréscimo de aditivos, como os retardadores de pega. “O CCR possui consumo mínimo de cimento entre 85 a 120 kgf/cm³. É definido como um concreto seco, de consistência dura e com trabalhabilidade que permite receber compactação por rolos compressores com vibração ou não”, explica a professora Flaviane Melo Lopes Vallejo, do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia.

Da mesma forma que os concretos convencionais, o concreto rolado pode ser misturado dentro das betoneiras. Já a aplicação, por sua vez, começa com o lançamento da mistura, que é feito de maneira manual ou mecânica – com motoniveladora ou pá carregadeira. Posteriormente, são utilizados os rolos compressores ou as vibroacabadoras para garantir o adensamento do material.

Para que tipo de obra ele pode ser utilizado?

O CCR pode ser utilizado tanto como o próprio piso da via, sem adição de nenhum outro material, quanto como sub-base que receberá depois o revestimento final, como os pavimentos rígidos ou asfaltos.

Nesses casos, sua aplicação pode ser feita diretamente sobre o solo, que já deve ter passado pelo processo de terraplanagem, claro. Como uma de suas principais características é sua consistência seca, é possível o lançamento de uma próxima camada de concreto logo após a anterior ter sido finalizada. Isso possibilita maior velocidade de execução e o resultado ainda pode ser um pavimento com menor espessura, ou seja, menos uso de material. Isso faz desse material uma das soluções que apresenta maior durabilidade e resistência às erosões. “Ele é ideal para ser empregado na constituição estrutural de pavimentos rígidos, como camada de sub-base”, comenta a professora do Instituto Mauá.

Devido a sua baixa fluidez, o CCR também é ideal para obras de terra e enroscamento, que necessitam de grandes volumes de concreto e dispensam elevados índices de resistência à tração e à flexão.

 

 

Concreto compactado a rolo é indicado para grandes obras. Saiba mais:

https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/concreto-compactado-a-rolo-e-indicado-para-grandes-obras/

 

 

Compartilhe esta matéria

Descubra como aumentar a produtividade em obra

Baixe o e-book e obtenha 5 dicas grátis!

Mapa da Obra - E-book
X