Votorantim Cimentos
Publicado em 16/06/2017Cimento Portland RS é a melhor solução para ambientes agressivos
Cimento Portland RS pode ser usado em concreto dosado em central, em concreto de alto desempenho e obras de recuperação estruturalCréditos: aon168 / shutterstock

Cimento Portland RS é a melhor solução para ambientes agressivos

Para ser considerado resistente a sulfatos, material deve apresentar um teor de C3A inferior a 8%, como Cimento Portland RS

Primordial em grande parte das etapas construtivas, o cimento é um dos materiais mais utilizados na construção civil. Segundo a Norma NBR 5737, existem cinco tipos básicos: CP I, CP II, CP III, CP IV e CP V-ARI. Para obras em ambientes agressivos, como redes de esgotos e de efluentes industriais, o Cimento Portland RS (resistente a sulfatos) é a melhor solução. Ele pode ser usado em todos os tipos de estruturas.

Ambientes agressivos

Mas afinal, o que são ambientes agressivos? E como eles impactam no cimento? As estruturas de concreto expostas à ação do esgoto e de efluentes industriais são agredidas devido ao elevado nível de acidez: e o cimento hidratado não é estável em meio ao ácido. “Devido à exposição, a solubilização da pasta de cimento produz uma desagregação do concreto”, pontua Antonio Domingues de Figueiredo, diretor Primeiro Secretário do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON).

Além disso, esses ambientes têm uma grande quantidade de sulfato, que agride a pasta de cimento hidratada, gerando uma reação expansiva que desagrega o material. “Essa reação ocorre devido à interação entre o sulfato e os compostos hidratados da pasta de cimento, especialmente os sulfoaluminatos de cálcio hidratado”, explica Domingues.

Ao entrar em contato com o sulfato, o mono-sulfoaluminato de cálcio hidratado, comumente presente no concreto endurecido, desestabiliza e se transforma em trissulfoaluminato de cálcio hidratado, também conhecido como etringita.

Segundo Domingues, essa reação gera uma grande expansão dos cristais, produzindo elevados níveis de tensão interna no concreto, que perde a sua capacidade de atuação como material estrutural.

Composição do Cimento Portland

O Cimento Portland RS se diferencia do Cimento Portland comum por possuir, em sua composição, menos aluminato tricálcico (C3A), composto responsável pela geração do mono-sulfoaluminato de cálcio hidratado. “O cimento deve possuir um teor de C3A inferior a 8% para ser considerado resistente a sulfatos”, destaca Domingues.

Devido ao teor reduzido de C3A, este tipo de cimento tem menos reações com o sulfato, principalmente quando se encontra em seu estado endurecido. Consequentemente, fica menos sujeito às agressões desses ambientes.

Não há diferença significativa de comportamento do Cimento Portland RS para o Cimento Portland comum, ou seja, as condições de aplicação são praticamente as mesmas do ponto de vista dos usuários.

Solução

Desenvolvido pela Votorantim Cimentos, o Cimento Obras Especiais – Industrial Meios Agressivos é uma solução indicada para blocos estruturais, pavers, artefatos de cimento, pré-moldados e locais em constante contato com esgoto. Tem secagem extremamente rápida, é ultrarresistente e atende à Norma CP V ARI RS.

 

Saiba também porque concretagem submersa exige soluções adequadas.

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X