Publicado por Votorantim Cimentos em 02/08/2022O que é arquitetura holística e como aplicar em projetos
Tem como objetivo promover maior bem-estar para os moradores de acordo com as suas características pessoais utilizando elementos naturais.Créditos: istock

O que é arquitetura holística e como aplicar em projetos

Utiliza-se elementos para gerar bem-estar para as pessoas que usam o espaço.

Você já ouviu falar em arquitetura holística? É uma tendência que tem se destacado principalmente no último ano, onde são utilizadas técnicas para deixar o espaço projetado o mais harmônico e integrado possível, um espaço onde todos os objetos foram perfeitamente estudados para agradar e trazer uma energia agradável para o ambiente, onde o prazer de estar no local torna-se imprescindível, como aquele: “eu quero estar lá”, “aquilo me faz bem”, “preciso do meu espaço”. Além disso, respeita a natureza e tem como objetivo a sustentabilidade, na atualidade está desenvolvendo projetos com bambu em substituição a madeira. 

A arquitetura holística tem como objetivo respeitar as características de cada cliente e integrar da melhor maneira a forma e função. Vendo o ser humano como parte do todo e o todo é parte de um. Quando projeta e planeja seus projetos leva em consideração o modo de vida, as atividades e gosto da pessoa, procura deixar o projeto com a identidade de cada um e promover maior bem-estar para os moradores de acordo com as suas características pessoais, utilizando preferencialmente materiais com origem natural da terra, como tijolo a vista e madeira, sem esquecer da modernidade, integrando materiais cerâmicos e alumínios.  

Para Deborah Delphino, Mestre em arquitetura e urbanismo, decorar uma residência requer mais tempo de preparo dos espaços e entrevistas bem detalhadas com os clientes do que a decoração de uma empresa. “Mas holisticamente falando, ambos os resultados têm que agradar e ser confortável tanto para um como para o outro”, ressalta. No conceito da arquitetura holística, o Todo toma parte do Tudo.  

Os móveis conversam e trazem aquela ligação de estar no lugar certo, a leveza da disposição dos móveis, alinhada às proporções do espaço transmitem ao local paz e harmonia, seja ela residencial ou comercial, de serviço ou mesmo industrial. “Isto é possível para quem acredita que o espaço físico externo representa seu estado mental interno. E se começar pelo exterior, certamente, o interior será modificado por esta influência”, complementa.  

Principais dicas para aplicar a arquitetura holística na prática 

Ainda de acordo com a arquiteta especializada em arquitetura holística, este ano ainda não estamos totalmente curados da pandemia, portanto, a decoração terá que encontrar a satisfação plena do cliente, seu espaço vai ser seu descanso, seu trabalho, seu lazer, uma multifunção. A casa tem que acomodar todas as necessidades do dia a dia, do aconchego da família e da vida em sociedade. 

Coloque as medidas do ambiente no papel numa escala de 1/100, que representa a cada 1 cm equivale a 1 m, depois tire as medidas dos móveis que precisa para o local e vai se imaginando percorrendo cada canto da área. Não esqueça de nenhum pedaço. A seguir, vem a parte das cores, dos revestimentos, dos acabamentos. 

Neste caso, faça uma tabela de opções, começando com as paredes, depois vá para o piso e por último para o teto. Imagine-se nas 3 dimensões. Veja a harmonia que cada coisa representa e perceba se está confortável, se sente bem com cada decisão que tomar. Como na arquitetura holística cada parte da sua casa faz parte de um todo e, portanto, cria-se uma integração transcendental, a sensação de paz estará presente. Priorize a leveza, a sutileza e a harmonia entre as coisas. Acredito que um bom profissional lhe dará todas as dicas e lhe deixará muito feliz nos resultados alcançados. 

Para finalizar, é aquele famoso: dois em um. Para implementar uma arquitetura holística na casa ou empresa de maneira prática e sem gastar muito, pense no que satisfaz seu modo de vida, feche os olhos e imagine o que faz bem para você e para sua família, converse com todos os membros e chegue a um consenso de necessidade e praticidade; verificar o que cada um gosta vai fazer parte do bem-estar.  “Às vezes, a “automedicação” será menos eficaz do que consultar a pessoa certa para solucionar seu problema de viver bem, confortavelmente e o mais almejado”, ressalta. Com tudo bem-organizado, é possível promover a prosperidade e progresso para as pessoas que se utilizam do espaço. Para isso, o ideal é contratar um profissional especializado para auxiliar nesse processo. “Com certeza, o custo-benefício será compensador”, complementa. 

Veja mais dicas para decorar e organizar o seu ambiente:  https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/organizacao-decoracao-espacos/ 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X