Votorantim Cimentos

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado em 21/09/2017Argamassa pronta: Sistema Matrix proporcionou 27% a mais de produtividade
Com o uso dos silos, foram utilizados 1.144,79 m² de argamassa projetada no revestimento do edifício Recanto Jacarandá.

Argamassa pronta: Sistema Matrix proporcionou 27% a mais de produtividade

Projeção de argamassa pronta garantiu maior rendimento de homem/hora em uma obra no bairro Jardim das Perdizes, SP

O bairro planejado da zona oeste de São Paulo, Jardim das Perdizes, com 250 mil m² de área, encontrou no Sistema Matrix de argamassa pronta, uma solução eficiente e econômica. O bairro é composto por 32 torres residenciais e mistas, cercado por mais de 50 mil m² de área verde, com 2,2 mil árvores de mais de 40 espécies.

Devido às grandes dimensões do empreendimento, era necessário encontrar uma alternativa com baixo custo e alta produtividade. Além disso, havia a preocupação com o resultado final da aplicação.

Segundo Renato Vitti de Souza, coordenador de desenvolvimento técnico da Votorantim Cimentos, era necessário resolver a logística da obra para o fornecimento de argamassas. Para o revestimento externo de um dos edifícios do bairro planejado, o Recanto Jacarandá, a prioridade era encontrar uma solução com tecnologia diferenciada.

 

Argamassa pronta: alta produtividade

A Votorantim Cimentos realizou um teste por oito semanas entre o Sistema Matrix Silo e o Sistema Matrix Ensacado, a fim de verificar qual teria o melhor rendimento. Para reunir as informações necessárias, foram escolhidas duas fachadas semelhantes, ou seja, com a mesma área de projeção e mesmo número de balancins.

Também foi usado o mesmo número de colaboradores, exceto no processo de transporte e na mistura do material. A coleta foi feita através do cálculo RUP (Razão Unitária de Produção), que comparou a quantidade de homens/hora necessários para a realização do serviço.

Na aplicação direta, o Sistema Matrix Silo apresentou rendimento equivalente a 14 m²/dia/homem, enquanto o Sistema Matrix Ensacado produziu 10 m²/dia/homem – 27% a menos.

Já na aplicação direta-indireta, o Sistema Matrix Silo proporcionou 13 m²/dia/homem de produtividade, contra 8 m²/dia/homem do Sistema Matrix Ensacado – 39% a menos.

Desta forma, o Sistema Matrix Silo foi a melhor opção para revestir a área externa do Recanto Jacarandá, sendo que a obra consumiu 1.144,79 m² de argamassa. Além de melhorar a produtividade, a solução apresentou alta qualidade no acabamento. Por ter sido projetada, a argamassa pronta apresentou melhor aderência à superfície.

“A definição da melhor posição para instalar o Silo foi feita após reunião técnica entre o cliente, o empreiteiro e a Votorantim Cimentos. Foram levados em consideração aspectos como layout do canteiro de obras e seu entorno, planicidade do terreno e posição para prumada da tubulação”, conclui Souza.

 

Descrição do Sistema Matrix

O Sistema Matrix é recomendado para obras verticais. Oferecido pela Votorantim Cimentos, conta com uma linha completa de argamassas prontas com uso de silo. Além de reduzir a mão de obra, garante economia de espaço no canteiro, e de tempo, graças a sua alta produtividade.

 

Além de oferecer diversos produtos que atendem as necessidades de cada tipo e etapa de uma obra de construção, a Votorantim Cimentos também preocupa-se com as suas metas de sustentabilidade.

 

Compartilhe esta matéria

Quer receber notícias e dicas sobre construção civil?

Inscreva-se grátis e
receba nossa newsletter.

X