Publicado em 05/10/2015App funciona como sistema de controle para gerenciamento

App funciona como sistema de controle para gerenciamento

Veja como o desenvolvimento de sistemas ajuda a reduzir custos operacionais no seu negócio

De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture, multinacional responsável por consultoria de gestão, o Brasil aparece como o segundo maior consumidor de equipamentos eletrônicos do planeta – smartphones, notebooks, tablets, computadores, videogames e aparelhos de TV -, perdendo apenas para a China. Esses equipamentos integram, cada vez mais, a rotina pessoal a profissional de seus usuários, e foi pensando nisso que  uma parceria entre a Mega Sistemas Corporativos, empresa paulista de tecnologia da informação, e a catarinense Teclógica desenvolveu o aplicativo Mega Mobuss, que funciona como um sistema de controle.

“Ele permite controlar a produtividade na construção civil e os materiais utilizados, gerenciar equipamentos e perdas, fazer análise dos processos de recursos humanos e coordenar a área de segurança. O aplicativo também oferece subsídios para redução de custos e riscos, além de indicadores para o controle da sustentabilidade ambiental. Tudo isso apenas com a utilização de smartphones ou tablets, sem conexão a internet ou em tempo real”, explica o diretor comercial da Mega Sistemas, Giovanni Sugamosto.

A importância do desenvolvimento de sistemas de controle não está apenas no setor da construção. O Vision Technology 2013, outro estudo da Accenture, revelou que as tecnologias da informação são um diferencial de mercado para empresas que buscam algum destaque, rentabilidade e crescimento dos negócios. “De modo geral, o uso dos eletrônicos aumenta a produtividade, otimiza o tempo de trabalho, além de colaborar na gestão corporativa”, afirma Sugamosto.

Na construção civil, arquitetos, engenheiros e gestores têm lançado mão desses gadgets para gerenciar e compensar a falta de mão de obra qualificada no setor. Atualmente, o recuo da economia exige a adoção de soluções logísticas e tecnológicas que mantenham a construtora competitiva e saudável, com menores custos totais e maior precisão no controle de processos.

Segundo o diretor da Mega, a ideia de desenvolver o aplicativo surgiu durante uma reunião de planejamento estratégico entre gestores de áreas e diretorias. “Como a questão da mobilidade no canteiro de obras era sempre um assunto abordado por nossos clientes, decidimos, então, lançar o Mega Mobuss, com funções para áreas de segurança, apontamento, qualidade, vistoria e entrega, assistência técnica e suprimentos”, conta. O aplicativo integra, de forma instantânea, os eventos que ocorrem nos canteiros com o sistema de gestão da construtora, proporcionando uma visão consolidada da obra, sem depender da entrada posterior de dados no sistema. Assim, a economia de tempo é enorme.

Driblando a falta de conexão

Um problema muito grave no Brasil, encarado por todos os construtores, é a insuficiência de infraestrutura ou a má qualidade dos sinais de telefonia e internet, o que dificulta estar conectado à empresa o tempo todo – muitas obras de construção civil ultrapasam os limites de bairros, cidades e Estados.

Como o Mega Mobuss não depende da existência desta conexão, é possível trabalhar, sem precisar fazer controles manuais, tanto em ambientes on-line como off-line. A tecnologia  dá condições de acompanhar imediatamente os resultados de tudo o que acontece no canteiro, aumentando a visão estratégica sobre o negócio e facilitando a tomada de decisões.

“Também é possível analisar, em tempo real, tanto o que foi planejado como o que foi realmente executado. A mudança gera uma série de benefícios, como, por exemplo, a melhora da margem de contribuição das obras, correção rápida de erros e desvios, controle eficiente de equipes e melhora no atendimento aos clientes, sobretudo nas áreas de assistência técnica e de qualidade”, explica.

Como usar o Mega Mobuss

É simples: se o gerente da obra estiver on-line, o sistema de controle no escritório da construtora é atualizado instantaneamente com dados inseridos via tablet ou celular.
Se, por restrições técnicas de conexão, a operação for off-line, o engenheiro (ou técnico) deve “carregar” o seu tablet ou smartphone com dados da obra para onde vai, antes de sair do escritório.

Ao chegar no canteiro, vai usar o aparelho pelo tempo que desejar, salvando informações e, quando voltar a se conectar com a rede, bastará “descarregar” os dados no sistema de gestão, atualizando informações na empresa. Além de não fazer o gerente de obras perder tempo com a produção manual de relatórios – seja digitando, seja escrevendo -, a solução é sustentável, na medida em que elimina o uso do papel no canteiro de obras, já que todos os controles são digitais. O peso da rotina do trabalho fica, assim, bem menor.

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