Publicado por Carla Rocha em 04/11/2021Nova NBR 7187: Projeto de pontes, viadutos e passarelas de concreto
O texto foi submetido a duas consultas nacionais (novembro/2020 e maio/2021) antes de obter o consenso da comunidade técnica e ser publicado em julho.Créditos: Shutterstock

Nova NBR 7187: Projeto de pontes, viadutos e passarelas de concreto

Projeto de revisão foi elaborado pela CEE-231, coordenada pela ABECE

A ABNT NBR 7187:2021 – Projeto de pontes, viadutos e passarelas de concreto, tem origem em uma das mais antigas normas brasileiras, a NB-2:1946, Cálculo e execução de pontes de concreto armado. Em 2016, a ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) protocolou junto à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) uma solicitação de criação da ABNT/CEE-231, Comissão de Estudo Especial de Pontes de Concreto Simples, Armado e Protendido, com o objetivo principal de revisar a NBR 7187:2003, Projeto de pontes de concreto armado e de concreto protendido – Procedimento, sob a justificativa de que essa norma estaria defasada em relação à outras normas do setor e normas estrangeiras similares.


Dentro do conceito da análise sistemática da ABNT, que procura evitar que as normas técnicas fiquem obsoletas e caiam no desuso pelo setor, o pedido foi aceito e a reunião de instalação da comissão ocorreu em maio de 2016, onde foram designados o Sr. Júlio Timerman para coordenador, o Sr. Iberê Martins da Silva para secretário e o Sr. Álvaro de Almeida como analista (substituído em 2019 pela Sra. Milena Pires).


De acordo com o engenheiro e representante Iberê Martins da Silva, para início dos trabalhos, adotou-se a norma vigente e suas 11 páginas como texto-base, o qual foi repassado, seção à seção, ao longo de 38 reuniões, além de ganhar 11 novos anexos, sendo 4 normativos e 7 informativos, alcançando as 72 páginas da nova norma. “O texto foi submetido a duas consultas nacionais (novembro/2020 e maio/2021) antes de obter o consenso da comunidade técnica e ser publicado em 21/07/2021”, ressalta Iberê Martins da Silva.

Objetivos e destaques da nova NBR 7187 

Ainda segundo o engenheiro, o objetivo principal da ABNT NBR 7187 é estabelecer os procedimentos e requisitos básicos para o projeto de pontes, viadutos e passarelas de concreto, a qual se aplica também aos projetos de recuperação e reforço de estruturas existentes, não abrangendo sistemas e materiais de reforço. Vários tópicos foram incorporados na norma, alguns abordados mais superficialmente na ABNT NBR 6118:2014, Projeto de estruturas de concreto — Procedimento (considerada a norma-mãe), e outros bem específicos do projeto de pontes de concreto. Entre os quais, ele cita:

  •       avaliação de estruturas existentes;
  •         variação não-uniforme de temperatura; pressão da água em movimento;
  •         efeito do tempo no concreto estrutural (fluência e retração);
  •         ações sísmicas e estabilidade lateral de vigas pré-moldadas;
  •         efeitos de 2ª ordem em pilares; análise dinâmica de passarela;
  •         armadura de costura na ligação entre mesa e alma;
  •         interação entre cisalhamento e flexão transversal em almas de pontes celulares;
  •   articulação de concreto; equilíbrio estático na construção por balanços sucessivos;
  •         lajes de continuidade; pontes estaiadas; lajes de transição.

Benefícios para a construção civil e para o usuário final

A aplicação de uma norma de projeto estrutural no setor da construção é importante para garantir a segurança tanto na fase construtiva quanto na utilização pelo usuário. “Esse tipo de norma prescreve procedimentos e requisitos que traduzem no entendimento presente da comunidade técnica o equilíbrio adequado entre custo e segurança”, aponta.
No caso da ABNT NBR 7187, as estruturas abrangidas por essa norma são de extrema importância para o desenvolvimento do país, pois as pontes, viadutos e passarelas fazem parte do presente e do futuro de nossas rodovias e ferrovias. “A norma técnica é um dispositivo indispensável para padronização dos critérios de cálculo estrutural e sua atualização frequente é importante para acompanhar o desenvolvimento de novas técnicas, materiais e procedimentos”, salienta Iberê Martins da Silva.


A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou, em 21 de julho de 2021, a norma ABNT NBR 7187:2021 Projeto de pontes, viadutos e passarelas de concreto, que revisa a norma ABNT NBR 7187:2003. O projeto de revisão foi elaborado pela ABNT/CEE-231 Comissão Especial de Projeto de Estruturas Metálicas, de Madeira, de Concreto e Mistas e Inspeção de Estruturas Metálicas, de Madeira e Mistas, que passou a ser coordenada pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural). “A NBR 7187 fixa os requisitos que devem ser obedecidos no projeto, na execução e no controle das pontes de concreto armado e de concreto protendido, excluídas aquelas em que se empregue concreto leve ou outros concretos especiais”, finaliza.

Para detalhes sobre a norma publicada ou sua aquisição:

https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=473223

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X