Publicado em 02/03/2013Entenda a importância e o papel do arquiteto
Planejamento de obra deve ser realizado com apoio do arquiteto para garantir sucesso no resultadoCréditos: Shutterstock

Entenda a importância e o papel do arquiteto

Contratar um profissional qualificado garante qualidade na execução da obra

Quem reforma ou constrói espera conseguir o melhor resultado com seu investimento: beleza, conforto, funcionalidade. Mas a falta de supervisão de um profissional qualificado pode trazer muita dor de cabeça, durante e depois da obra, e ainda gerar novos custos. É nesse ponto que entra o papel do arquiteto. “Quando trato desse tema, costumo fazer uma analogia com a automedicação. Dependendo da complexidade do caso, a pessoa vai à farmácia e compra um remédio que pode curar ou causar problemas maiores de saúde. O mesmo acontece com a reforma ou construção coordenada por um leigo, pode dar certo ou não”, opina a arquiteta Cristiane Schiavoni.

O arquiteto tem uma visão especializada e global, o que garante o desenvolvimento de um projeto no qual são detalhadas todas as etapas da construção, evitando desperdício de tempo e de material. Um bom projeto valoriza a estética, mas possui características técnicas – especificação correta do material, distribuição do espaço, iluminação – que fazem a diferença.

Além disso, um arquiteto atuando em uma obra de construção civil pode contribuir com o orçamento da própria obra e direcionar trabalhos juntamente do projetista e do engenheiro responsável. Atualmente, com a implantação da ferramenta BIM em construções, mais conhecidos como modelos 3D, o trabalho do profissional torna-se ainda mais necessário e urgente, tendo em vista que é ele quem dará as coordenadas junto ao projetista do planejamento da obra.

Obras mal planejadas x papel do arquiteto na execução

Ao comentar sobre os prejuízos de uma obra mal planejada, Cristiane cita o exemplo de um cliente que procurou seu escritório para resolver problemas causados por uma reforma. “Ele havia acabado de reformar os banheiros, quando descobriu uma infiltração na sala. A falta de impermeabilização correta o obrigou a quebrar novamente os banheiros e refazer todo o trabalho”. Outro ponto importante é que além de evitar custo adicional com retrabalho, o projeto profissional evita surpresas na hora de pagar, já que facilita o cumprimento do orçamento planejado.

Nesse aspecto, é no momento da entrega do projeto do arquiteto para o cliente que ele deve entregar também a relação de materiais que precisará, possivelmente indicando as melhores marcas, e quantidade de mão de obra com os dias necessários para a realização do serviço solicitado. Esses pontos facilitam, inclusive, para uma gestão mais assertiva, considerando que, muitas vezes, uma obra sem planejamento corre o risco de não acabar tão cedo.

Normas técnicas asseguram as características desejáveis de produtos e serviços
Botão Site

 

 

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X