Publicado em 26/02/2013Guia traz padrão para projeto de alvenaria estrutural

Guia traz padrão para projeto de alvenaria estrutural

Livro traz parâmetros para auxiliar projetos de alvenaria estrutural com blocos de concreto

Os profissionais da construção civil ganharam um novo apoio para a execução de edificações: o livro Parâmetros de Projeto de Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto. Organizada pelo professor Guilherme Parsekian, da Universidade Federal de São Carlos, com o suporte da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), a publicação reúne informações técnicas que favorecem as melhores práticas e redução de patologias.

O livro é resultado da experiência de projetistas de várias partes do País, que constituíram uma comissão de especialistas para debater e selecionar práticas que pudessem ser adotadas como padrão de referência para o sistema. O engenheiro Claudio Oliveira, gerente de Inovação e Sustentabilidade da ABCP, lembra que o projeto nasceu por volta de 2009, com a retomada da revisão da então norma de projeto e execução de alvenaria estrutural (NBR 8798/1985): Por conta da reformulação da norma, já víamos a necessidade de criar um manual com esclarecimentos.

Projeto de Alvenaria otimizado

A iniciativa ganhou força em 2010. Depois que uma pesquisa apontou a iniciativa como um gargalo para a melhoria da produtividade do projeto de alvenaria estrutural, surgiu a ideia de reunir e consolidar as melhores práticas para que fossem compartilhadas com todos os projetistas , explica a engenheira Glécia Vieira, coordenadora nacional da Comunidade da Construção.
O livro está disponível para venda pelo valor de R$ 15,00 nos sites da ABCP e da editora da UFScar. E em formato eletrônico, disponível para download gratuito, no site da Comunidade da Construção .

Índices de produtividade nos serviços de elevação da alvenaria de blocos dependem de diversos fatores, como tipo de agamassa e elaboração do projeto.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X