Publicado em 04/07/2013Ginástica laboral nas obras

Ginástica laboral nas obras

Alongamento reduz chances de sofrer lesão muscular por esforços repetitivos

Carregar materiais pesados como blocos de concreto, sacos de cimento e areia e galões d’água não é trabalho para qualquer um, e requer muito alongamento. Para evitar lesões musculares e outros problemas gerados por esforços repetitivos, o ideal é se alongar com a ginástica laboral – uma série de exercícios físicos realizada durante o trabalho para melhorar a qualidade do dia, e da vida.

Os exercícios servem para alongar o  tronco, cabeça, membros superiores e inferiores.“Eles devem ter baixa intensidade e todos podem ser feitos em um intervalo de 15 minutos, já que cada movimento tem uma única repetição. Assim,, o alongamento não cansa nem sobrecarrega o trabalhador”, explica o educador físico Nilson Xavier.

“Quem trabalha na construção deve se preocupar não só com a fadiga muscular provocada pela rotina, mas se atentar também a possíveis deformações da estrutura óssea, ao carregar um saco de cimento nas costas, ou manusear a carriola de forma incorreta.”
Os exercícios devem ser realizados antes do expediente, mas também podem ser repetidos durante e após o trabalho.

Em cada exercício, o ideal é alongar um membro de cada vez – braços, pernas, ombros, pescoço, coluna–, segurando o na mesma posição por 10 segundos.

Retrofit de fachadas passa pela análise da condição do revestimento. Saiba mais! 

Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X