Publicado em 12/12/2014Trabalhador autônomo deve inspirar confiança em obras

Trabalhador autônomo deve inspirar confiança em obras

Confira dicas para ser um profissional melhor e sempre indicado às próximas obras

A confiança é um valor importante para o trabalhador autônomo no canteiro – aquele que trabalha por conta própria, e é indicado pelo cliente, de obra em obra. O consultor de desenvolvimento profissional e gestão empresarial Scher Soares, da Triunfo, acredita que uma relação de confiança começa a ser construída quando se cumpre tudo o que foi prometido.

“Há uma grande diferença entre o ‘profissional autônomo’ e o ‘amador autônomo’, e o mercado tende a ser implacável com os amadores”, compara. A confiança se constrói na medida em que o cliente percebe que o profissional é sério, tem conhecimentos técnicos sobre o assunto e dispõe de ferramentas adequadas para executar seu trabalho.

Contrato e execução do trabalhador autônomo

Estabeleça um cronograma correto, com previsão possível de datas de entrega das etapas da obra. Dê ao cliente informações completas sobre quantidades dos materiais necessários e custos de mão de obra, para que não haja surpresas desagradáveis.
Clientes também não aprovam profissionais que precisam ser cobrados o tempo todo, sobre desperdícios, custos adicionais ou atrasos na entrega. O pedreiro tem que ser uma solução – não um problema a mais!

Pé na obra, cabeça na qualidade

É importante mostrar ao cliente que tem seriedade. Só assim o profissional vai ter sempre trabalho – inclusive em tempos de vacas magras. “Trabalhe com honestidade e não cometa erros básicos; seus clientes de hoje farão sua propaganda amanhã”, alerta Scher Soares.

Cumprir os horários combinados é essencial. Se combinar às 7 h, não é bom que o ajudante chegue 6h15, e o pedreiro, só às 7h45. Isso atrapalha a rotina do cliente. Também é falta grave esquecer restos de marmita, garrafas d’água, embalagens e pedaços de papelão jogados pela casa do cliente ou pelo canteiro. Portanto, junte o seu lixo todos os dias!

A responsabilidade é imensa quando o seu ambiente de trabalho é a casa do cliente. O profissional não deve estragar jardins nem depositar materiais de construção sobre móveis e equipamentos domésticos. Tome cuidado com os respingos de tinta e, se algo estiver no caminho, atrapalhando o serviço, peça educadamente que seja retirado dali.

O planejamento dos serviços, por sua vez, tem que ter um cronograma de execução e entregas, datas para fazer compras e listas de materiais, com cálculos precisos das quantidades, e sem gambiarras: se estourar um cano sem querer, pense bem para resolver o problema da forma mais técnica e correta. Se não souber, consulte o Mapa da Obra! Encare esses acidentes com responsabilidade e profissionalismo.

Scher Soares também indica não comer bola na hora dos acabamentos. “Eles são a cereja do bolo – aquilo que o cliente de fato vê. Por isso, a regra é não ser negligente nesta hora.” Para saber como confiança e respeito se constroem, assista ao vídeo e ao making of da nova campanha Votorantim Cimentos. Baixe também o wallpaper para o seu computador.

Cuidados ao empunhar a ferramenta e atenção à resistência dos materiais determinam qualidade dos furos.

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X