Votorantim Cimentos
Publicado por Carla Rocha em 21/10/2021Tipos de telhas: como escolher a ideal para a sua casa
O telhado e, consequentemente o sistema de cobertura, é uma das partes mais importantes das edificações. Créditos: Shutterstock

Tipos de telhas: como escolher a ideal para a sua casa

Entenda a funcionalidade de cada uma e como escolher a ideal

É impossível imaginar uma casa sem um teto. O telhado e, consequentemente o sistema de cobertura, é uma das partes mais importantes das edificações. O motivo é que ele desempenha o papel de assegurar a vedação e estanqueidade da cobertura, trazer conforto termoacústico e, até mesmo, a proteção da edificação, principalmente contra intempéries. Saber escolher entre os diversos tipos de telhas a que melhor se adequa a obra é essencial para a longevidade da casa.

As coberturas, de forma geral, podem ser classificadas em: simples, termoisolantes e termoacústicas. A Engenheira Civil, Mestra em Qualidade e Construção Civil do Grupo Anima – Professora e Coordenadora Acadêmica da USJT e CEO da ACI – Academia da Construção e Inovação, Larissa Regina G. J. de Oliveira Flaifel, explica que, no caso das termoacústicas, o objetivo é minorar a reverberação do calor e do som. “Elas são também conhecidas no senso comum como “telhas sanduíche” mediante a presença de material interno que contribui ao isolamento termo acústico: telha + material isolante (EPS, PU ou PIR) + telha, sendo EPS – Poliestireno Expansível (isopor), PU – Poliuretano e o PIR – Poliisocianurato”, destaca.

Os principais tipos de telhas no mercado são as telhas em cerâmica (romana, paulista, portuguesa etc); telhas em concreto; telhas em PVC; telhas esmaltadas; telhas translúcidas; telhas de policarbonato; telhas de vidro e telhas de fibrocimento, telhas fotovoltaicas, telhas galvanizadas, telhas metálicas, telhas termoacústicas, telhas gravilhadas, telhas em “Pet”.

O que considerar na escolha das telhas?

Com tantos tipos de telhas como opção para a compra, como escolher a que melhor irá atender as necessidades da obra? A engenheira e professora reforça a importância de envolver um profissional técnico habilitado que possa especificar quais materiais adequados devem compor a cobertura da edificação. “Isso porque, por exemplo, é possível prever a eficiência teórica termoacústica, assim como lumínica, necessária de acordo com as necessidades de cada escopo de projeto e avaliar as opções disponíveis no mercado mediante as eficiências reais de cada conjunto (telha + material isolante + telha)”, explica.

Questões técnicas da escolha

No momento de escolher as telhas é preciso considerar alguns pontos técnicos. Entre eles: inclinação, localização (incidência solar e afins), tipologia de estrutura do telhado no qual as telhas apoiar-se-ão, em casos específicos a incidência de ventos. Ressalta-se que a inclinação do telhado depende, também, do tipo de telha escolhido. Existem modelos que suportam maiores inclinações e outros que já não suportam.

“Para tal há também uma normalização correspondente: ABNT NBR 15873- Coordenação Modular para Edificações. Normalmente os fabricantes fornecem ábacos que em função do pé direito do telhado, do comprimento e do beiral, é possível saber a % de inclinação ideal pertinente às diferentes tipologias de telha”, completa Larissa.

Outro exemplo que a engenheira traz é referente às telhas termoacústicas, que dependem de diversos fatores na hora da escolha. Como o clima (temperatura, umidade, insolação da região), disponibilidade dos materiais, características da região com relação a poluição sonora e ruídos e as próprias particularidades da edificação.

A estética também importa

Além desses pontos para se considerar na compra da telha de uma casa, a questão estética também é importante, como a escolha da cor do material. Os tons mais escuros são mais simplificados na questão de combinação e demandam menos cuidados com a limpeza. Por outro lado, as telhas claras são associadas à modernidade, absorvem menos calor e refletem melhor a luz do sol, em contrapartida, exigem maior cautela com a manutenção da limpeza.

Normas importantes

Os Sistemas de Coberturas, denominados como SC pela NBR 15575, têm importante função nas edificações, sejam elas habitacionais ou comerciais. Esta abrange desde a preservação à saúde dos usuários, impedindo infiltrações e calor excessivo, até a própria proteção em si da edificação, interferindo diretamente na durabilidade dos materiais e sistemas construtivos que as compõem.

Normas correlacionadas:

ABNT NBR 15310 – Componentes cerâmicos – Telhas – Terminologia, requisitos e métodos de ensaio.

ABNT NBR 14285-1 – Perfis de PVC rígido para forros – Parte 1: Requisitos para cores claras

ABNT NBR 14285-2 – Perfis de PVC rígido para forros – Parte 2: Método de ensaio, ABNT NBR 14285-3 – Perfis de PVC rígido para forros – Parte 3:  Procedimentos para estocagem, manuseio, instalação e operação.

A NBR15575 – Norma de Desempenho de Edificações habitacionais

ABNT NBR 15873- Coordenação Modular para Edificações. ABNT NBR 13858-1 – Telhas de concreto  Parte 1: Projeto e execução de telhados

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X