Publicado em 09/03/2013Tenha cuidado com a formação de preço dos produtos

Tenha cuidado com a formação de preço dos produtos

Organizar a tabela de venda requer estratégia e atenção de lojistas

Saber definir o preço de cada produto vendido em uma loja de material de construção é determinante para o sucesso do negócio. A formação de preço está baseada nos custos e nas margens de lucro que o lojista pretende alcançar. Mas é preciso cuidado. Segundo especialistas, os comerciantes costumam utilizar o mark-up, ou seja, uma margem média de lucro para todos os produtos. Um erro que pode comprometer os resultados financeiros da revenda. Isso porque cada produto e cada marca exigem uma margem diferente.

A mesma margem para todos os produtos pode levar à prática de preços mais baixos para aqueles que poderiam render mais lucro e mais altos para aqueles vendidos por menor valor pela concorrência. É importante conhecer o giro do produto. Por exemplo, o de maior giro deve ter uma margem de lucro mais baixa. Também devem ser levados em conta os impostos, a previsão de demanda e trabalhar com valores reais.

Leia também: Como deve ser feita a formação de preços nas lojas de materiais de construção

Assim, a formação de preço final deve ser definida a partir dos seguintes itens:

  • Custo da mercadoria
  • Análise de giro
  • Custos operacionais (despesas para o funcionamento da loja)
  • Despesas administrativas e comerciais (gestão, controles, contabilidade)
  • Tributos
  • Despesas financeiras e lucro

Custo X Benefício: Não escolha seu fornecedor de cimento apenas pelo preço 

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