Votorantim Cimentos
Publicado em 27/02/2013Setor da construção civil deve contratar engenheiros

Setor da construção civil deve contratar engenheiros

Crescimento do mercado de construção civil exige formação de novos profissionais

Desde 2004, o mercado de construção civil registra crescimento consistente. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), após o crescimento de 11,6% em 2010, o maior dos últimos 24 anos, estimativas apontam uma alta de cerca de 5% no ano passado, índice que poderá se repetir em 2012. Ou seja, as perspectivas continuam positivas, segundo Paulo Safady Simão, presidente da CBIC.

Leia também: Como as construtechs estão se desenvolvendo no setor da construção civil

O Brasil continua crescendo, o déficit habitacional é elevado, a oferta de crédito imobiliário está em expansão, assim como o emprego formal e a renda, afirma. Nesse cenário, o mercado de trabalho para os engenheiros só tende a crescer. De acordo com estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), faltarão engenheiros capacitados no Brasil para atender o mercado caso a economia cresça na média anual de 5,9%, destaca Simão.

A construção civil trabalha hoje com um patamar impossível de ser pensado há dez anos. O setor como um todo vivencia novos tempos e possui novos desafios. Entre eles o de superar a falta de mão de obra qualificada, ressalta o presidente da CBIC.

Veja como o desenvolvimento de sistemas de controle para gerenciamento de obras ajuda a reduzir custos operacionais.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X