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Publicado em 30/10/2017Selo de qualidade para casa de materiais
Selo de qualidade da ABNT ajuda na implantação de boas práticas de gestão e trabalho.

Selo de qualidade para casa de materiais

Saia na frente da concorrência conquistando a certificação da ABNT para sua loja de materiais de construção

Gerenciar uma loja de materiais de construção dá trabalho, mas nada é melhor do que ver o seu próprio negócio prosperar. Uma forma de ter seu trabalho reconhecido é obter um selo de qualidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“Essa certificação adota a norma de referência ABNT NBR 15842/2010 – Qualidade de serviço para pequeno comércio, e ajuda na implantação de boas práticas de gestão e trabalho. A ideia é melhorar o relacionamento com clientes, o desempenho e o retorno financeiro da revenda”, explica o gerente de certificação de sistemas da ABNT, Guy Ladvocat.

A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) propõe uma forma inusitada de alcançar o selo de qualidade, através do diagnóstico de falhas por meio da autoavaliação do próprio lojista.

É simples: o gerente do ponto comercial entra no site da ABNT, imprime um questionário intitulado LV RQ.122.01 e, após responder cerca de 100 perguntas sobre a loja, o encaminha à associação com os documentos da empresa e um segundo formulário preenchido – o RQ.121.01-QAP.

“Na autoavaliação ele identifica o tipo de certificação mais adequada à sua loja. São três níveis: bronze, prata e ouro. O primeiro, mais simples de todos, é destinado às que cumprirem todos os requisitos obrigatórios, e apenas 60% dos não obrigatórios”, esclarece Ladvocat. O prata é para quem atende de 61% a 80% deles; para ouro, a conformidade deve estar entre 81% e 100% dos requisitos não obrigatórios.

A selo de qualidade é individual e, por isso, só é válido para a loja auditada – outras filiais devem ser avaliadas separadamente.

 

O que acontece depois?

Depois, é só aguardar. A ABNT se encarrega de avaliar os documentos e, se entender que a loja possui condições de receber a certificação, envia uma proposta técnica para o responsável, junto de um boleto bancário. “Há um custo pelo selo de qualidade, que dependerá do diagnóstico e do nível de certificação solicitado”, diz Ladvocat.

Quem contratar receberá a visita de um auditor na loja de materiais de construção para conferir, de perto, se o que foi descrito na autoavaliação procede. Quando aprovado no processo, o lojista recebe um selo válido por três anos. Nesse período, auditorias anuais são realizadas para checar a manutenção regular dos requisitos pela empresa.

“Caso seja constatado que as obrigações não estão sendo cumpridas, uma nova avaliação é feita e, dependendo das falhas encontradas, o nível do certificado pode ser reduzido ou ele poderá até mesmo ser retirado”, alerta o gerente de certificação de sistemas da ABNT.

 

Quesitos avaliados

Para garantir o selo de qualidade para o seu negócio é preciso estar atento aos seguintes critérios:

 

  1. Serviços e atendimento ao cliente.
  • Cortesia, credibilidade e confiabilidade;
  • Comunicação, capacidade de resposta e compreensão do cliente;
  • Segurança e acessibilidade.

 

  1. Estrutura da loja.
  • Produtos e embalagens;
  • Documentos de compra;
  • Instalações, equipamentos e mobiliário.

 

  1. Qualificação dos colaboradores.

 

  1. Estratégias para implementação de melhorias.
  • Avaliação de críticas e sugestões;
  • Apresentação de soluções para problemas detectados.

 

Para mais detalhes, acesse o material disponibilizado pela Anamaco.

 

Parte da qualidade de uma loja vem da capacitação e conhecimento dos funcionários. Saiba como indicar o melhor cimento para cada um de seus clientes.Botão Site

 

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