Mapa da Obra - E-book

Guia de ferramentas para profissionais da obra

Quero baixar!

Publicado por Carla Rocha em 20/11/2021Saúde e segurança: como se cuidar e evitar problemas
Os EPIs são itens fundamentais para garantir a segurança do trabalhador nas obras.Créditos: Shutterstock

Saúde e segurança: como se cuidar e evitar problemas

É preciso cuidar tanto da saúde física quanto da saúde mental

Se preocupar com a saúde e segurança no canteiro de obras é fundamental. O uso de equipamentos e de ferramentas precisa ser feito com cuidado, considerando desde a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e também a capacitação de cada profissional que vai manusear e atuar no canteiro de obras, sempre com responsabilidade.


De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), divulgada em outubro de 2021, as taxas de acidentes em obras estão bem baixas. A pesquisa foi baseada em números de 926 canteiros de obras, em que estão trabalhando mais de 73 mil funcionários. O investimento médio para os funcionários próprios em EPI e EPC no mês de agosto, foi em média R$ 196,00 e R$ 315,00 respectivamente. 93% das empresas apresentaram uma Taxa de Frequência (TF)  e uma Taxa de Gravidade (TG) classificada como muito boa. Nos números de acidentes por trabalhador, em nenhuma parte do corpo foi registrado mais de 0,1% de incidência.


Mesmo os números sendo positivos, ainda é preciso uma série de adequações e conscientização para que os profissionais da obra consigam garantir a melhoria da saúde física e psicológica, além da segurança no trabalho.

Saúde e segurança: pontos importantes

– Utilizar os EPIs, como: protetor auditivo; capacete; óculos de segurança; sapato de segurança etc.
РCumprir as NRs. Al̩m da NR 6, a NR 18 (Condi̵̤es e Meio Ambiente de Trabalho na Constrṳ̣o Civil) e NR 35 (Trabalho em Altura).
РUtilizar cintuṛo de seguran̤a em trabalhos de altura.
РGarantir um espa̤o limpo e livre de elementos que possam causar algum acidente.

Saúde mental: o que você precisa saber

Com a pandemia da COVID-19 e o isolamento social, muitas doenças mentais se agravaram. De acordo com pesquisa do Instituto Ipsos, 53% dos brasileiros declararam que a saúde mental piorou um pouco ou muito apenas em 2020.
Ansiedade, depressão, fobia social, esses são alguns dos problemas que se agravaram na vida dos brasileiros. Vale destacar que cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, pois não estar bem psicologicamente pode interferir em diversos aspectos da vida, incluindo o trabalho.
Ao perceber alguns sintomas, como: fadiga, cansaço, vontade de chorar sem motivo, tremedeiras e um mal-estar quando se está entre mais pessoas, não deixe de consultar um médico. 

Novembro Azul: exames podem salvar vidas

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). O câncer na próstata é o tipo de tumor mais comum em homens com mais de 50 anos. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. A doença é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata.
Em sua fase inicial, o câncer da próstata costuma evoluir silenciosamente, ou seja, muitos homens não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, costumam ser associados aos do crescimento benigno da próstata, também chamado de HPB. Quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Por isso, fique atento aos principais sintomas do câncer de próstata. 

Confira quais os sintomas e como se cuidar para ter uma vida mais saudável em nosso e-book gratuito:

https://conteudos.mapadaobra.com.br/novembro-azul

Compartilhe esta matéria

Novidades das ferramentas para pedreiros

Quero conferir!

Mapa da Obra - E-book
X