Publicado por Votorantim Cimentos em 25/10/2022Aprenda a revitalizar sua loja de materiais de construção
Existem mais de 148 mil lojas de materiais de construção no Brasil. Fonte: MTECréditos: istock

Aprenda a revitalizar sua loja de materiais de construção

Veja como personalizar o seu negócio e, consequentemente, buscar resultados melhores para sua loja.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, existem mais de 148 mil lojas de materiais de construção no Brasil. O número elevado de lojas evidencia a concorrência que os lojistas de materiais de construção enfrentam atualmente para conquistar um espaço dentro do mercado, fidelizar seus clientes e revitalizar sua loja.

Com um cenário de recessão econômica que se estende desde 2014, investir recursos em uma reforma de loja ou em novidades tecnológicas de alto custo não tem sido uma possibilidade para a maioria dos lojistas do setor que buscam formas de aumentar suas vendas no segmento. A resposta para se destacar e garantir diferenciais no mercado é trabalhar a criatividade. 

Revitalizar sua loja de materiais de construção consiste em buscar alternativas de baixo custo ou custo zero para aproveitar melhor seu espaço, posicionar os materiais e produtos em locais estratégicos e, com isso, atrair novos clientes e fidelizar os antigos. 

Separamos nove passos para te mostrar o caminho de como personalizar o seu negócio e, consequentemente, buscar resultados melhores para sua loja. Confira e coloque em prática as dicas! 

Planejamento

Antes de começar o trabalho de revitalização da loja ou realizar uma ação de campanha, é preciso atentar-se ao seu planejamento inicial. O lojista deve verificar qual é a sua vocação em atuação de mercado.

No caso de uma loja que é de hidráulica, elétrica e ferramentas e, de repente, começa a vender tintas ou pisos por enxergar uma boa oportunidade de mercado, 

provavelmente, ela estará desequilibrando o seu layout e perfil, porque não é a sua tradição de loja vender esse tipo de produto de acabamento. 

Logo, o primeiro passo dessa revitalização é fazer uma revisão estratégica do posicionamento que se tem para vender as categorias de que dispõe.

Segmentação

Considerando a tradição que a empresa tem no mercado, ela precisa se posicionar quanto à sua segmentação. As lojas de materiais de construção civil possuem uma carteira de produtos muito grande e, na maioria das vezes, acabam se especializando dentro de um dos nichos.

Repensar as categorias de produtos que ela vende e ser assertivo nessa questão é o primeiro ponto para evitar erros e até mesmo reduzir custos e aumentar a lucratividade.

Comunicação

Após essas definições primárias, que, muitas vezes, precisam ser revistas ao longo do tempo, é preciso comunicar ao público as suas decisões e posicionamento. Atualmente, criar uma página na internet, perfil nas redes sociais e disponibilizar contatos via on-line é ponto fundamental para competir no mercado. Essa comunicação de posicionamento pode ser feita por meio das redes sociais e deve evidenciar os produtos, promoções e informações relevantes sobre a loja, de forma a atrair o público e melhorar a forma como ela é enxergada pelo mercado das lojas de materiais de construção.

Layout da loja

Ao desenhar o layout de sua loja, é preciso considerar alguns pontos. A entrada da sua loja é atrativa? A porta é grande? Por onde as pessoas entram e que caminho devem realizar até chegar ao caixa e, depois, até a saída? Quais produtos e materiais elas devem encontrar por esse caminho? Esse layout deve ser estratégico e pensado de forma a proporcionar os melhores resultados para o lojista e para o consumidor. A entrada da loja deve sempre estar iluminada e a porta não pode ser pequena.

Logo, o cliente que vai circular na loja vai passar pelos setores, sendo que na saída sempre estarão os produtos de maior valor agregado, como utilidade doméstica, decoração e acabamento, de acordo com o especialista.

Disposição dos produtos e materiais

Uma dica importante com relação à disposição dos materiais e produtos é sempre expor aqueles em perfeito estado, limpos e com uma boa iluminação. Não se deve descuidar da aparência dos materiais, porque ela tem total importância para a atração do cliente. Além disso, vale colocar produtos que formem vendas agregadas próximas aos caixas. Por exemplo, é comum que o cliente, durante sua compra, lembre-se de levar algum produto que veja nas gôndolas. Atente-se aos acessórios que pode dispor nessas regiões e mantenha sempre por ali.

Apresentação dos produtos

É comum que o consumidor, ao chegar a uma loja, queira sentir como é o produto que ele deseja levar pra casa. Olhar a embalagem, muitas vezes, não é o suficiente. Portanto, uma das dicas, é proporcionar experiências diferentes para que os consumidores possam usufruir dos materiais ou produtos em loja antes de levá-los para casa. Showrooms mais modernos, que proporcionam experiências virtuais, por exemplo, podem auxiliar nessa mudança. Outro ponto interessante é formar módulos de banheiro, cozinha ou outros locais dentro de um imóvel na própria loja, para que o consumidor possa sentir como seria aquele item incorporado à realidade.

Fornecedores

Trabalhar o PDV do fornecedor/fabricante dentro da loja pode ser feito de forma conjunta, ou seja, o lojista pode levar uma ideia ao seu fornecedor e contar com a sua ajuda para colocá-la em prática. Geralmente, as iniciativas são apoiadas, pois melhoram as vendas do produto daquele fornecedor e, consequentemente, da própria loja.

Jornada do consumidor

Todos os aspectos citados devem envolver a jornada do consumidor na sua loja: desde o momento em que ele a encontra, que pode ser on-line ou em seu ponto físico, até o momento de realizar a sua compra e, posteriormente, saber se foi bem sucedida. Estabelecer canais para manter esse contato é fundamental para criar relações duradouras. Essas iniciativas vão muito além da criatividade do lojista em querer proporcionar para o consumidor uma experiência melhor para o que ele busca em sua casa.

Atendimento

Para que todo o trabalho feito até aqui não seja em vão, é preciso garantir que seu atendimento também seja o melhor de todos. Ser atencioso e também estar atualizado quanto às novidades do mercado são diferenciais vistos pelos consumidores. É importante possibilitar aos atendentes da loja treinamentos sobre a aplicação dos produtos para que possam transmitir esse conhecimento aos seus consumidores. Mostrar que a sua loja é especialista no ramo em que atua é fundamental para garantir o crescimento perene.

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