Publicado em 06/05/2014Responsabilidade social: os benefícios para o lojista
O primeiro passo para a conquista do título de socialmente responsável é mostrar transparênciaCréditos: Shutterstock

Responsabilidade social: os benefícios para o lojista

Sem gastar dinheiro, pequenas empresas podem entrar na onda da responsabilidade social

 

Responsabilidade social não é uma simples obrigação de todo e qualquer empresário. Pode ser entendida como oportunidade de alavancar negócios – até mesmo nas pequenas e médias empresas que querem ser referência para clientes. A responsabilidade social é quando empresas adotam condutas, procedimentos e práticas que promovam o bem-estar dos seus públicos externo e interno. É uma ação voluntária, pois não deve ser confundida exclusivamente por atuações mandatórias pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). Nessa visão, o conceito envolve o benefício da coletividade, seja ela alusiva ao público interno (funcionários, acionistas, etc.) ou a agentes externos (comunidade, meio ambiente, parceiros etc.).

 

O primeiro passo para a conquista do título de socialmente responsável é mostrar transparência. “Não tem como ser bem-visto na comunidade se a gestão interna da revenda não valoriza os seus próprios parceiros e colaboradores. Responsabilidade social não é apenas fazer caridade. Pode ser uma melhora na qualidade da comunicação entre funcionários e clientes, ou a manutenção de canais de mídias digitais para receber críticas, elogios e reclamações”, define Liliane Segura, especialista em pequenas e médias empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Algumas lojas bem conhecidas no mercado da construção civil já incluíram a responsabilidade social como um ponto primordial do negócio, ampliando assim a identificação de funcionários, clientes e, fornecedores em um propósito em comum.

 

A Leroy Merlin, por exemplo, possui um projeto de sustentabilidade chamado Postera, que reaproveita os uniformes utilizados por mais de 10 mil funcionários durante um ano para transformá-los em flanelas, utilizadas internamente; algumas peças são transformadas em cobertores populares e doadas para instituições sociais parceiras junto a outras roupas em condições de reuso; e outra parte é transformada em desfibrado têxtil (reciclagem), que serve como matéria-prima em processos produtivos em indústrias.

 

O que é ser socialmente responsável?

 

Ser socialmente responsável é promover a empresa junto à sua comunidade: ajudar a transformá-la, com projetos e ações que geram importantes retornos para o negócio. “Também é participar de associações de comerciantes dos bairros, com troca de experiências e conhecimentos – sem investir dinheiro”, afirma a especialista.

Fazer festas para arrecadar dinheiro em favor de alguma entidade da região ou firmar convênio com a prefeitura, ou outro órgão público, para ministrar cursos gratuitos de formação trazem prestígio ao empresário local. “As pessoas passam a conhecer a empresa pelo que ela faz”, destaca Liliane. Separar resíduos recicláveis, dando a destinação correta a eles também é um jeito de se engajar socialmente, na defesa do meio ambiente. “É uma atitude que fomenta cultura ambiental entre colaboradores”, conclui.

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