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Publicado por Carla Rocha em 10/09/2020Promoção x Desconto: descubra a melhor opção para sua loja
Existem algumas diferenças entre a promoção e o desconto que precisam ser levadas em consideração antes de elaborar uma estratégia.Créditos: Shutterstock

Promoção x Desconto: descubra a melhor opção para sua loja

Veja o que levar em consideração antes de elaborar uma ação

Uma loja de materiais de construção precisa se manter atrativa para os clientes, tanto para engajar os atuais quanto para atrair os potenciais consumidores. Para isso, é muito importante criar estratégias que tragam mais visibilidade para o lojista, seja por meio do oferecimento de descontos ou em ações promocionais.

Antes de criar uma campanha de desconto ou promoção, é  muito importante elaborar um planejamento tendo em vista os principais objetivos a serem alcançados e, com isso, determinar quais serão as ações necessárias para se chegar ao resultado planejado. Vale destacar que também é fundamental entender quais as ações que fazem mais sentido para a loja, considerando o perfil do seu público.

De acordo com Felipe Chiconato, consultor financeiro e de negócios, existem algumas diferenças entre a promoção e o desconto que precisam ser levadas em consideração antes de elaborar uma estratégia nesse sentido. A promoção é o ato de promover, ou seja, de divulgar, fazer-se notar, aparecer, intuído de tornar conhecido e/ou aumentar as vendas. Já o desconto, é quando abaixamos o preço de um produto e estamos diminuindo a percepção de valor dele pelo cliente. “Sabe aquela promoção que dura mais de um mês, às vezes o semestre, já não é mais promoção, e sim, preço!”, alerta.

 

Promoção vs Desconto: entenda as diferenças

Ainda de acordo Chiconato, é muito importante ter atenção na hora de criar uma campanha e não confundir os dois, achando que promoção é dar desconto. “O processo para ter o desconto precisa está condicionado a uma relação de troca, de um alcance de objetivos”, ressalta.  Veja as exemplificações abaixo:

  1. Fornecer o desconto a partir de x unidades compradas: o objetivo é vender um volume mínimo de unidades do produto para o cliente;
  2. Fornecer o desconto conforme o meio de pagamento: normalmente, o meio cartão de crédito é o mais caro, ou parcelado. Se o pagamento for à vista é possível pensar em alternativas de descontos. A conta só não pode sair mais cara que o que você perderia com a venda parcelada;
  3. Montagem de kits: essa solução é normalmente utilizada para introdução de algum novo produto ou para limpar estoques de produtos de baixo giro.

 

Confira 5 estratégias para aplicar desconto na sua loja

1° – Vale-compra (crédito) para a próxima compra, pois a ideia aqui é diluir o desconto em duas compras;

2° – Produto adicional que agregue o contexto do outro produto, não custe muito para a loja e tenha baixo giro de venda. Neste caso, o cliente vê o preço de venda do produto e para você, o custo é menor do que essa percepção;

3° – Cartão fidelidade: a cada 10 compras, por exemplo, a 11° é grátis;

4° – Convênio com outras empresas e parcerias que possam fortalecer as duas empresas;

5° – Desconto financeiro: o conselho de Chiconato é que esta seja a última opção, lembrando que deve condicionar isso ao meio de recebimento, e este desconto não pode ser maior que a taxa da sua pior opção. “Por exemplo, se sua taxa de cobrança de crédito é 3%, você poderá dar este valor no desconto ou menos para quem pagar em dinheiro”, explica.

 

Bônus: cuidado com a palavra à vista

Outro ponto importante destacado pelo consultor é tomar muito cuidado quando for divulgar a campanha com o termo “à vista”. Pois, para o cliente, o crédito para trinta dias é uma forma de pagamento à vista. Para evitar essa interpretação, especifique a forma de recebimento comunicando e dizendo “em dinheiro”. “Se o desconto monetário vier muito fácil, você passa uma mensagem que o produto não vale aquilo que você está cobrando”, alerta. Portanto, é muito importante criar uma estratégia assertiva contemplando todos os pontos já listados aqui e seguir firme a fim de alcançar os  melhores resultados.

 

A formação de preços dos produtos na loja de materiais de construção também é um ponto fundamental na hora de criar uma promoção ou dar desconto. Ela deve ser feita sempre com muita cautela e planejamento, até para garantir o lucro sobre  as vendas de produtos.

Quer saber mais sobre formação de preços? Acesse e confira:

https://www.mapadaobra.com.br/gestao/vendas-material-construcao/

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