Publicado em 19/11/2014Contrapiso: veja quanto cobrar pelo serviço
O contrapiso é necessário no caso de ambientes com laje ou quando a base é em concreto magroCréditos: istock

Contrapiso: veja quanto cobrar pelo serviço

Cálculo de materiais para contrapiso é simples e ajuda a planejar execução dos serviços

Nenhum piso pode ser aplicado sem que antes haja a execução de um contrapiso. Ele tem a função de regularizar a base, criando boas condições de aderência para o revestimento que vai ser assentado. Mas qual será o preço do contrapiso?

O contrapiso é necessário no caso de ambientes com laje ou quando a base é em concreto magro (diretamente sobre o solo). Também tem a função de proporcionar o caimento de água adequado – máximo 0,5% para salas e quartos; 0,5% a 1,5% em direção ao ralo ou à porta de saída; ou 1% a 2% nas lajes de cobertura. Na direção do ralo dos boxes de banheiro, o caimento será de 1,5% a 2,5%, e no máximo de 1% para pisos externos (quintais).

Para determinar o caimento, o correto é usar mangueira de nível e trena. Sua execução mal feita é a principal causa de patologias em obras de pequeno porte. No caso de coberturas, por exemplo, o caimento deve variar de um a dois centímetros por metro linear de laje.

Consumo de argamassa com base no contrapiso

Para simplificar o cálculo do consumo de argamassa, é comum adotar espessura-padrão média de quatro centímetros para o contrapiso. Assim, cada metro quadrado consome 40 litros de argamassa.

O rendimento varia conforme o produto escolhido e vem indicado na embalagem. Considerando 22,5 kg/m² para cada centímetro de espessura do contrapiso, temos um consumo médio de 22,5 x 4 cm = 90 kg/m² de argamassa.

Basta multiplicar então esse total pela área do ambiente. Se, por exemplo, o ambiente tiver 25 m², a conta é feita assim: 25 x 90 = 2.250 kg (volume de massa pronta). É recomendável, ainda, considerar uma perda de 3% sobre esse consumo. Então, 2.250 x 3% = 2.317,50 kg (volume total de argamassa necessário).

Se cada saco de argamassa tiver 30 kg, basta dividir o total calculado pelo rendimento de cada saco: 2.317,50 kg/30 kg = 77,25 sacos. Ou seja, para assentar 25 m² de contrapiso de 4 centímetros de espessura, serão necessários 78 sacos de argamassa (deve-se arredondar sempre para cima, a fim de que não falte material).

Para determinar o valor dos materiais, basta multiplicar o número de sacos pelo valor de cada saco, obtido junto ao fornecedor ou ponto de vendas.

Também é preciso somar ao custo do material o valor de outros materiais e ferramentas: desempenadeiras de madeira e de aço, mangueira de pedreiro, vassoura, balde com água, impermeabilizante, brocha, martelo, régua de alumínio, enxada, pá e soquete de madeira.

Mão de obra

Para calcular a quantidade de funcionários necessária para o serviço, é preciso conhecer a produtividade média da equipe. Considerando que um pedreiro e um ajudante levam 30 minutos para executar um metro quadrado de contrapiso, é só multiplicar essa produtividade pela área total. Ou seja: 25 m²x 0,5 hora = 12,5 horas (trabalho de um pedreiro sozinho).

Se o dia de trabalho tem 8 horas, é preciso considerar que, com apenas um ajudante, será necessário pouco mais de um dia e meio para concluir o serviço. Para calcular o valor da mão de obra – que contempla também o lucro –, basta multiplicar o tempo consumido pelo valor homem-hora indicado no site do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil do seu estado.

Lembre-se, ainda, de que o aumento da velocidade do serviço é obtido por meio da alocação de mais operários na equipe, com custos proporcionais.

Com cimentos específicos para cada tipo de obra, VCimentos atende a todas as demandas da sua loja de construção.Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X