Publicado por Carla Rocha em 10/11/2021Gestão de obras: como tornar o planejamento mais eficiente
Um planejamento de obras bem elaborado possuiu vários elementos que bloqueiam os desperdícios dentro do canteiro.Créditos: Shutterstock

Gestão de obras: como tornar o planejamento mais eficiente

O processo de planejamento de uma obra deve envolver uma equipe multidisciplinar

A digitalização de processos e o uso de ferramentas e aplicativos que promovem a gestão do canteiro de obras e apoiam a construção do planejamento de uma forma mais ágil está ganhando destaque entre muitas construtoras do país. Nestes processos, os engenheiros de obras buscam formas de reduzir o tempo planejando ao utilizar algumas ferramentas que tornam o processo mais assertivo e que promovem a redução da elevada carga horária em reuniões. Vale ressaltar, que o processo de planejamento de uma obra deve envolver uma equipe multidisciplinar com profissionais com conhecimentos nas áreas de custos, projetos, gestão e execução das obras.

Segundo André Quinderé, diretor da Aval Engenharia, um planejamento  de obras bem elaborado possui vários elementos que bloqueiam os desperdícios dentro do canteiro, como um fluxo contínuo de atividades, evitando paralisações no dia a dia das obras devido a não terem mais frentes de serviços liberadas para uma determinada atividade; um ritmo de produção alinhado com a demanda do cliente final, evitando manter estoques de serviços desnecessários para o atual momento da obra; além de servir como base para o dimensionamento de equipamentos e estoques de insumos, itens que caso não estejam bem dimensionados causam paradas na produção e diversos desperdícios dentro dos canteiros.

Tradicionalmente o planejamento de uma edificação é iniciado com uma reunião de abertura de projeto, onde diversas informações são alinhadas e são definidas as principais premissas e restrições que devem ser consideradas para a execução das obras e a metodologia construtiva a ser adotada nas diversas fases do projeto. “Após isso, é feito um estudo para definição do agrupamento das atividades em pacotes de serviços e da melhor sequência produtiva a ser adotada. Com isso, temos um esboço do plano de ataque a obra”, orienta. 

Para finalizar, são dimensionados os tempos de ciclos para cada atividade e os recursos necessários para realizá-las. Essas informações são lançadas em um cronograma e partindo disso são feitos ajustes com objetivos de otimizar os recursos, logística e ritmo das atividades de forma a atender aos requisitos de prazo do projeto.

Ferramentas e tecnologias para garantir um planejamento assertivo

Ainda, segundo Quinderé, o planejamento de obras é de fundamental importância para qualquer edificação, pois é com ele que podemos definir e estruturar uma estratégia de execução de uma obra, dimensionando recursos, equipamentos e toda a logística necessária para otimizar a execução do projeto


Além de uma metodologia e informações consistentes, existem diversas plataformas que possibilitam a elaboração de um cronograma de obras. “Atualmente, utilizamos bastante a técnica de linha de balanço que utiliza conceitos do Lean Construction com o objetivo de aumentar a eficiência nos canteiros”, destaca.


Após procurar uma ferramenta ideal para operacionalizar a linha de balanço, a ideia foi desenvolver uma ferramenta própria: “que na verdade é uma plataforma de gestão da produção, o Agilean que abrange desde o planejamento até a o recebimento de serviços em uma obra”, complementa.


Recentemente, a Engemix lançou um aplicativo que auxilia muito no planejamento de obras, permitindo que o gestor acompanhe todo o processo da entrega do concreto na obra em tempo real. O aplicativo trabalha em uma plataforma que monitora os caminhões-betoneiras com sistema via GPS em tempo real, permitindo que o cliente visualize:

  • Geograficamente as betoneiras destinadas à sua obra;
  • O tempo estimado de chegada das betoneiras que estão em trânsito;
  • O volume que já foi concretado e o que ainda está pendente no dia;
  • O histórico das concretagens (volumes e tempos de ciclo);
  • As programações futuras.

Com a utilização do aplicativo da Engemix, os gestores das construtoras, engenheiros e mestres de obras possuem maior controle dos serviços de concretagem e, consequentemente, agilidade nas tomadas de decisões. O acesso é muito simples e o download é realizado gratuitamente através da Play Store ou da AppStore.

Quer conhecer mais formas de melhorar a produtividade da sua obra? Confira: https://www.mapadaobra.com.br/negocios/ferramentas-produtividade-obra/

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X