Publicado em 12/11/2013Pesquisa “Sobrevivência das Empresas no Brasil” tem varejo como destaque

Pesquisa “Sobrevivência das Empresas no Brasil” tem varejo como destaque

Pequena revenda de materiais de construção revela alto índice de sobrevivência, diz pesquisa

O varejo de materiais de construção ocupa posição de destaque no setor do comércio, segundo dados da última Pesquisa de Sobrevivência das Empresas no Brasil, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Algumas revendas alcançaram taxa de 83% de sobrevivência, considerados seus primeiros anos de funcionamento.

“Os resultados desta análise de comportamento de empresas criadas entre 2007 e 2009 evidenciam que, de forma geral, empreendedores estão se preocupando mais com capacitação, apostando em negócios mais consistentes, tocados com o viés da oportunidade e do planejamento”, afirma Maurício Tedeschi, analista de comércio do Sebrae. O levantamento aponta que a taxa média de sobrevivência dos pequenos negócios está acima de 70%, sendo que o segmento de construção civil atingiu o índice de 72,5%. O bom desempenho impacta positivamente nas vendas.

Para o consultor do Sebrae-SP, Paulo Henrique Tavares, os resultados da pesquisa de sobrevivência das empresas no Brasil apontam para estabilidade dos negócios. “Em julho, vendas aumentaram em 11%. Comparado com o mesmo período do ano passado, o desempenho foi 2% maior. Na somatória dos últimos 12 meses, as vendas tiveram crescimento total de 2,5%.”

A necessidade de realizar novas obras para atender ao déficit habitacional brasileiro, que até 2022 ainda deverá ser de 20 milhões de moradias, sustenta boas perspectivas para a venda de materiais de construção nos próximos anos.

Quem for apostar no segmento, no entanto, deverá fazê-lo com estudo e planejamento. “O empreendedor precisa ter familiaridade com o setor, além de um plano de negócios detalhado”, alerta Tedeschi. O Sebrae auxilia empresários tanto no planejamento de um novo negócio como na melhoria da gestão de empresa já existente.

Conheça o Sebrae: www.sebrae.com.br

Existe uma alta demanda por pequenos reparos no mercado. Aprenda a montar um serviço de reparos residenciais ou comerciais!Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X