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Publicado por Carla Rocha em 05/01/2022Como identificar e preparar perfis de liderança na loja
O líder tem um papel essencial em qualquer segmento, ele auxilia seus funcionários a gerenciarem suas atividades e se desenvolverem profissionalmente.Créditos: Shutterstock

Como identificar e preparar perfis de liderança na loja

O líder tem um papel essencial em qualquer segmento

O segmento do varejo de materiais está cada vez mais competitivo e isso se reflete também nas contratações das lojas de materiais de construção. Para se diferenciar nesse meio, o profissional precisa ter algumas características para se destacar dos demais, por exemplo, a desenvoltura. É preciso também ter características ou competências, como: empatia, escuta ativa, ser bom ouvinte, ter uma boa comunicação e possuir um perfil de liderança para se tornar um líder no futuro.

O líder tem um papel essencial em qualquer segmento, ele auxilia seus funcionários a gerenciarem suas atividades e se desenvolverem profissionalmente e se destaca pela experiência e entendimento do negócio. Principalmente, em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, o perfil de liderança dentro de uma loja de materiais de construção também se amplia, criando oportunidades não apenas para o funcionário que se sente mais motivado a aprender e se desenvolver, mas para toda a cadeia da construção com profissionais cada vez mais capacitados para exercerem as suas atividades e, assim, todos saem ganhando.

Contratação e identificação de perfis de liderança

Segundo Nina de Oliveira, psicóloga pela Unesp, especialista na gestão de pessoas e treinamento (Metodista e Senac) e consultora do Sincomavi-SP, na maioria das empresas, a contratação de funcionários é feita por profissionais das áreas de humanas, formados em psicologia, pedagogia, administração de empresas, direito, entre outras.  

Porém, isso não ocorre nas lojas de materiais de construção, mas vale ressaltar que esse cenário já está mudando e as competências pessoais apresentadas estão sendo mais consideradas que a formação em si, pois, mais que a formação acadêmica, esses profissionais devem gostar, ou ter habilidades com as questões ligadas a pessoas e toda essa sorte de questões que permeia o universo das relações humanas nas empresas.

Por menor que seja o número de funcionários em uma loja é possível implementar ações que permitam o desenvolvimento dos perfis que se destacam quando o quesito é liderança. Para isso, é importante  manter um olhar apurado com foco em pessoas e saber que por meio delas o resultado acontece,  especialmente, para preparar os líderes da empresa para serem gestores de pessoas e não só de resultados ou produtos. “Existem pilares a serem equilibrados que levam a uma melhor gestão por meio das pessoas, são eles: Pessoas, Processos e Resultados”, ressalta.

A importância do investimento e preparação dos futuros líderes

Investir em preparar melhor os líderes para que eles façam, por exemplo, uma melhor seleção na hora de contratar, pois sabem quem já está no time e quem o completaria; que treinem e acompanhem o funcionário que chegou e aqueles mais antigos; que deixem claro o papel, o que é esperado de cada colaborador e abram espaço para interações de qualidade. Isso não é ser bonzinho, tampouco exigir sem dar condições de fazer, mas dar alinhamento de propósito.

Uma boa liderança não se mede apenas pela performance da equipe, mas acaba influenciando nos resultados a longo prazo. É aquele que consegue extrair o melhor da sua equipe, mas sempre preservando o bem estar e a harmonia dentro de um grupo de profissionais. 

Para que um bom perfil de liderança possa se destacar neste ambiente é importante que o setor de gestão crie oportunidades para abrir diálogo, fazer reuniões periódicas, nas quais se colocam metas, expectativas, desafios, também se recompensa e se elogia. Dar valor ao esforço feito e aos resultados atingidos é um ótimo começo. 

“São coisas relativamente simples que uma pequena loja pode fazer, mas requerem determinação, acreditar na gestão de pessoas como estratégia e ter muita persistência, pois gente não é uma ciência exata e nos desafia”, destaca a especialista. “Com mais de 30 anos trabalhando na gestão de pessoas, digo: dá resultados e vale muito a pena para todos. Acreditem e pratiquem!”, complementa a psicóloga que também é sócia-diretora da DNA Ideias e Soluções.

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